17.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de junho de 2026

Britânicos no Iraque dizem ter sofrido ataque de mísseis

01/04/2003 08h22 – Atualizado em 01/04/2003 08h22

Militares britânicos alegaram, nesta terça-feira, ter sido atacados por mísseis iraquianos de curto alcance em dois locais dentro do Iraque.

Segundo o correspondente da BBC Tommy Franks, que acompanha as tropas, essa teria sido a primeira vez que os foguetes iraquianos visaram alvos dentro do próprio país.

De acordo com militares britânicos, o primeiro teria caído ao lado de uma base dos fuzileiros navais, enquanto o outro caiu nas proximidades de um campo de prisioneiros de guerra em Umm Qasr.

O correspondente da BBC afirmou que os dois projéteis lançados contra os britânicos eram do tipo Seersucker e foram lançados de curta distância.

Apreensão

Os britânicos e americanos estão agora procurando pelos lançadores desses mísseis.

Desde o início do conflito, as tropas lideradas pelos Estados Unidos têm buscado destruir a capacidade dos iraquianos de utilizar mísseis, especialmente nas fronteiras do país com nações vizinhas, como o Kwait e Israel.

No entanto, eles admitem que ainda não conseguiram acabar completamente com o risco.

Em meio a essas dificuldades no campo de batalha, as tropas da Grã-Bretanha devem lançar nesta terça-feira uma nova campanha para convencer os civis iraquianos a apoiarem a ofensiva americana e britânica.

Os soldados vão distribuir cartazes e folhetos com as palavras: “Liberdade do medo”.

As patrulhas passarão a ser feitas pelos militares de boinas, em vez de capacetes, em um sinal de que a situação já está bem mais tranqüila no sul do Iraque.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.