26.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de junho de 2026

Comerciantes recorrem à ACITL contra medidas da Prefeitura

02/04/2003 15h11 – Atualizado em 02/04/2003 15h11

Um grupo de comerciantes recorreu à diretoria da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL) para a discussão de medidas adotadas pela Prefeitura, através da gerência de Obras, no intuito de desobstruir as calçadas.

O encontro, com a presença do gerente de Obras, arquiteto Paulo Guedes, aconteceu na noite desta terça-feira (1º), na sala de reuniões da diretoria da ACITL.

Além de um pequeno grupo de comerciantes, compareceu à reunião a presidente eleita da ACITL, Maria Luzia Lomba de Souza, acompanhada do tesoureiro da entidade, José Paulo Rímoli, e do conselheiro João Juveniz Júnior.

A discussão girou em torno de notificação, enviada aos comerciantes que construíram uma cobertura em frente aos seus estabelecimentos e cujos suportes estão afixados nas calçadas.

A Prefeitura, através de notificação, determinou que os suportes de sustentação das coberturas fossem removidos, desobstruindo por completo as calçadas.

A medida, embasada legalmente no Código de Posturas, tem provocado protestos por parte dos comerciantes, que não querem arcar com as despesas de reformas estruturais das coberturas.

Segundo observou Rímoli, “a Prefeitura viu construir a maioria dessas coberturas e não tomou as devidas providências para embargar as obras”.

Os comerciantes, por sua vez, manifestaram que, mesmo não sendo contrários à medida que deve ser obedecida por todos, a Prefeitura deveria, antes de enviar a notificação, “discutir a proposta com os comerciantes e não pegá-los de surpresa”.

PRIORIDADES

No meio das discussões, empresários chegaram a dizer que “existem prioridades mais urgentes que não estão sendo observadas, como limpeza da cidade, buracos nas calçadas e nas ruas e a falta de sinalização de trânsito”.

Segundo foi combinado, no decorrer da reunião, que chegou a durar mais de duas horas, cada um dos comerciantes notificados deverá protocolar junto à gerência de Obras, o pedido de prazo necessário para efetuar as medidas exigidas pela Prefeitura.

Segundo Guedes, a anuência de prazo sempre esteve aberta. No entanto, “nenhum dos comerciantes, até agora, recorreu a este recurso. Além disso, a gerência de Obras, através de seu titular, se dispôs a fornecer “apoio e orientação técnica” a todos aqueles comerciantes que desejarem e sentirem necessidade de orientação.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.