05/05/2003 16h19 – Atualizado em 05/05/2003 16h19
A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) enviou documento à Secretaria Estadual de Educação cobrando democracia na elaboração do Plano Estadual de Educação, de maneira que a comunidade escolar seja efetivamente ouvida durante o processo de construção das novas regras para a Educação em Mato Grosso do Sul.
A Fetems questiona, entre outros pontos, os critérios de
representatividade para participação (que não permitem o envolvimento de toda a comunidade escolar e dos demais segmentos diretamente afetados), o cronograma das discussões (que impede o aprofundamento nos assuntos a serem debatidos), e a ausência de documentos, inclusive das entidades, para subsidiar as discussões.
Em Aquidauana, no dia 29 de abril, quando a secretaria de Educação iniciou as discussões com os segmentos envolvidos, integrantes da Fetems e de outras organizações dos municípios da Região do Alto Pantanal, já se manifestaram contra a forma como está sendo conduzida a elaboração do Plano.
Parte do Plano relacionada à Rede Estadual de Ensino foi elaborada nos primeiros 30 meses (dois anos e meio) do primeiro mandato de Zeca do PT, por meio da Constituinte Escolar, com debates democráticos e ampla participação da comunidade interna e externa. Esse processo, de acordo com a direção da Fetems, não vem acontecendo agora.
Existe a possibilidade, inclusive, de a Federação deixar de participar da elaboração do Plano se o processo de discussão não for democratizado. “Não vamos simplesmente avalizar um processo de discussão que necessita de maior representatividade e aprofundamento. Se a secretaria realmente não democratizar esse processo, teremos de rever nossa posição de participar”, declarou a presidente da
Fetems, Mara Carrara da Silva.




