05/05/2003 10h02 – Atualizado em 05/05/2003 10h02
NAJAF, Iraque — Escavações conduzidas pela organização xiita Supremo Conselho para a Revolução Islâmica no Iraque revelaram, durante o fim da semana passada, a existência de uma grande vala comum em Khan al-Rubea, perto da cidade iraquiana de Najaf.
Já foram desenterrados mais de 70 corpos de homens e mulheres aparentemente executados na repressão a uma revolta xiita contra o regime de Saddam Hussein, em 1991.
“Todos sabiam e podiam ver, mas ficaram quietos”, disse o camponês Kamel al-Tamimi. “Nos avisaram para ficarmos longe dessa área, para não nos aproximarmos, porque era uma zona de segurança”.
Os iraquianos estão vasculhando a região em torno de Najaf em busca de outras valas. Uma menor foi descoberta a alguns quilômetros de distância.
“Essa é a ponta do iceberg nesse país”, disse o capitão norte-americano Mike Urena. “Tenho a certeza de que encontrarão mais”.
Vinte e cinco corpos foram desenterrados em Khan al-Rubea no sábado, e pelo menos 10 identificados, afirmaram iraquianos locais.
Outras 47 ossadas, incluindo de mulheres, foram encontradas na tarde de domingo. Pelo menos parte dos mortos parece ter sido alinhada e fuzilada.
“Estou procurando parentes”, disse Jawad Shaker.
Outra pessoa buscava os restos mortais de um sobrinho, desaparecido em 1991.
Na época, os xiitas assumiram o controle da maior parte do sul do país, mas Saddam usou a força de seu Exército para reprimir os rebeldes, que contavam apenas com armas de pequeno porte.
O Supremo Conselho para a Revolução Islâmica no Iraque declarou estar preparando uma ala especial de um cemitério para o que chamou de “Mártires da Insurreição de 1991”.
Os xiitas, uma minoria no mundo islâmico, perfazem cerca de 60 por cento da população do Iraque, que até recentemente era governado pelo Partido Baath, no qual predominavam muçulmanos sunitas.
(Com informações da Associated Press)




