06/05/2003 16h45 – Atualizado em 06/05/2003 16h45
Os senadores aprovaram requerimento solicitando votação secreta para examinar o recurso para que o Plenário delibere sobre decisão da Mesa relativa ao parecer do Conselho de Ética que pede abertura do processo e recomenda cassação do mandato do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL/BA) por suposto envolvimento em escutas telefônicas ilegais na Bahia.
A senadora Heloísa Helena (PT/AL) observou que o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL/BA) é reincidente e disse estranhar que, mesmo assim, a Mesa tenha decidido amenizar a sua pena. O autor do recurso, senador Tião Viana (PT/AC), disse que, se a decisão da Mesa prevalecer, apresentará projeto de resolução solicitando a extinção do Conselho de Ética do Senado.
O senador Pedro Simon (PMDB/RS) disse ao presidente da Casa, José Sarney, que ele extinguiu o Conselho de Ética com a decisão tomada sobre o caso. Ele também criticou a aprovação de requerimento para que a votação do recurso seja secreta. “O voto é secreto para arquivamento”, observou.



