08/05/2003 09h30 – Atualizado em 08/05/2003 09h30
O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), declarou ontem a cassação do mandato do deputado Narciso Mendes (PP-AC), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por fraude eleitoral.
O processo aguardava julgamento pela Mesa Diretora da Câmara, mas, por conta de um pedido de vistas feito em 9 de abril pelo segundo-secretário, Severino Cavalcanti (PP-PE), estava parado.
Para decidir logo o caso, o presidente da Câmara tomou a decisão unilateralmente. João Paulo garante estar amparado pelo regimento interno da Casa. Ele inclusive já deu posse ao suplente, João Tota (PP-AC).
O deputado Narciso Mendes ficou conhecido como Senhor X, o personagem envolvido na gravação de conversas de parlamentares acusados de vender o voto para aprovar a emenda da reeleição.
A cassação do mandato de Narciso Mendes tinha sido aprovada pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão foi encaminhada à Câmara, mas seu cumprimento tinha sido retardado pelo pedido de vistas.
Narciso Mendes perdeu o mandato acusado de não ter se desligado da empresa de comunicação da qual é proprietário no Acre para disputar as eleições.





