14.4 C
Três Lagoas
sábado, 20 de junho de 2026

Presídio Federal vai custar R$ 12 milhões com verbas da União

15/05/2003 10h46 – Atualizado em 15/05/2003 10h46

O primeiro Presídio Federal do Brasil, que será instalado em Campo Grande, vai custar R$ 12 milhões. Os recursos são da União e a previsão é que a obra fique pronta em cerca de 90 dias após iniciada. A informação é da Secretaria de Segurança Pública do Estado que aguarda a liberação de área para a construção da obra, e assim iniciar o processo de licitação.

A área escolhida pelo governo do Estado, na região do Núcleo Industrial, foi reprovada em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Os membros acreditam que a unidade pode dificultar investimentos na região e a instalação de novas indústrias.

Conforme a SSP, a unidade prisional é a prova de fugas e terá capacidade para abrigar 300 presos em celas individuais. O local, conforme o assessor da Secretaria, Tenente Coronel David dos Santos, é mais seguro que o presídio de Presidente Bernardes (SP), onde está preso o traficante Fernandinho Beira-Mar.

O Presídio Federal abrigará os criminosos mais perigosos do sistema penitenciário do Estado, principalmente, narcotraficantes que estão detidos em Campo Grande e Dourados.

A unidade será dotada de material e piso revestidos por aço para evitar a construção de túneis, além de muros de alta profundidade e circuito interno de televisão.

O banho de sol dos internos é diferenciado, sendo realizado a cada grupo de cinco presos, para evitar aglomeração e contato entre os presos.

Em entrevista ao Bom Dia MS, o secretário de Segurança Pública Dagoberto Nogueira disse que a unidade federal será a solução para o sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul, que abriga várias facções ligadas ao narcotráfico.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.