18/05/2003 18h57 – Atualizado em 18/05/2003 18h57
Lideranças políticas dos diretórios municipais do PMN, PSB e do PSC, em Três Lagoas, iniciaram diálogo para a formação de uma base aliada, neste final de semana, no intuito de se organizarem para as eleições de 2004.
Além da aliança dos três partidos, “praticamente definida”, segundo informou o presidente do PSB, Leivas Hamilton Nery Palhares, ainda existe a possibilidade de agregar o PPS e o PP, em formação em Três Lagoas.
O próprio pretenso e mais cotado pré-candidato a prefeito do PPS, empresário Hélio Morales Leal, participou do encontro, “demonstrando ser favorável às nossas pretensões, mas nada ainda ficou definido em relação a ele”, disse Leivas.
Acompanhado do secretário do PSB, Marcos Mocato, eles anteciparam que “será difícil para os três partidos já aliados firmarem acordo com Morales, se, eventualmente, ele se filiar ao PT”. Segundo eles, Morales estaria “de namoro com PT para filiar-se e assim conquistar a possibilidade de ser cabeça de chapa pelo partido”.
Segundo foi discutido na reunião, os três partidos aliados pretendem elaborar um projeto político e administrativo para a cidade. Dessa discussão ampla, com a participação de toda a comunidade, deve surgir um plano de governo para a cidade. “Este plano de governo nunca foi apresentado por nenhum pré-candidato, em Três Lagoas”, disse Leivas.
Segundo ele, “todos os partidos pequenos apoiaram o PT, em eleições passadas e os acordos não foram cumpridos. Por esse motivo, torna-se difícil uma nova coligação”.
Ao referir-se a Morales, Leivas voltou a dizer o seguinte: “nossa dúvida não é com ele. Pelo contrário, se ele se definir como pré-candidato a prefeito pelo PPS, a coligação seria mais fácil, mas somos contrários a que ele se filie ao PT”.
Os encontros irão continuar, segundo anunciaram, nos próximos finais de semana. “Esta base aliada está aberta à entrada de outras siglas partidárias, que partilhem das mesmas idéias e do mesmo projeto político de mudanças”, assegurou Leivas.





