03/06/2003 09h12 – Atualizado em 03/06/2003 09h12
BRASÍLIA – A China se consolidou como segundo maior importador de produtos brasileiros, só perdendo para os Estados Unidos, que importou em maio US$ 1,4 bilhão. De acordo com os resultados da balança comercial de maio, divulgados nesta segunda-feira pelo ministério do Desenvolvimento, o Brasil exportou US$ 589 milhões em produtos para a China. O resultado é 375% maior do que o que foi vendido para os chineses em maio do ano passado. O mercado chinês consumiu principalmente soja em grão, produtos siderúrgicos, minério de ferro, autopeças, óleo de soja e celulose.
As exportações para a Argentina também estão se recuperando, depois de superado o momento mais crítico da crise econômica que atingiu o país vizinho. No mês passado, os argentinos importaram do Brasil o correspondente a US$ 364 milhões, um aumento de 81,3% em relação a maio do ano passado.
Os principais produtos que o Brasil vendeu para os argentinos foram automóveis, autopeças, máquinas e equipamentos, plásticos, produtos químicos, minério de ferro e eletro-eletrônicos.





