05/06/2003 14h58 – Atualizado em 05/06/2003 14h58
Depois de quatro meses com consecutivos saldos positivos Mato Grosso do Sul fechou maio deste ano com saldo da balança comercial negativo em US$ 200 mil, segundo divulgou hoje a Seplanct (Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia ) com base em dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). No mês de maio o Estado exportou US$ 40,51 milhões, maior parte em soja e carnes, a exemplo dos outros meses, enquanto importou US$ 40,71 milhões.
Desse total 71,88% foram destinados a compra do gás natural boliviano, por isso, explica o coordenador de Estudos Econômicos da Seplanct, Gilson Lomba, não significa necessariamente negócios de Mato Grosso do Sul. “O gás natural boliviano abastece vários Estados, mas é contabilizado como importação sul-mato-grossense porque é por aqui que ele entra”, explica. Ao longo dos cinco primeiros meses deste ano o saldo da balança comercial de Mato Grosso do Sul é positivo em US$ 11,4 milhões. De janeiro a maio foram vendidos a outros Países US$ 181,58 milhões e importados US$ 170,11 milhões. Comparando com o mesmo período do ano passado foi registrado um crescimento de 28,19% nas exportações.



