10/06/2003 11h04 – Atualizado em 10/06/2003 11h04
A safrinha de inverno já esta sendo chamada de “safrona”. A cultura do milho superou toda expectativa, tanto de área plantada como de produtividade. A safra recorde começa a preocupar os produtores por causa da falta de locais para armazenamento.
O vice-presidente da Famasul e presidente da Comissão de Agricultura da entidade, Ari Basso, lembrou que é importante informar sobre o excesso de milho no Estado.
Conforme os dados da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso do Sul, a saca do milho já está valendo R$ 15,00, quando no ano passado chegou a R$ 20,00 a saca. Em 2001, o excesso de produção fez com que o milho chegasse a custar até R$ 7,00, muitos deixaram de plantar no ano passado, gerando uma falta do produto e o aumento da saca, aumentando o custo de produção dos suinocultores e avicultores.
Milho 2ª safra:
Na safrinha de 2002 a área plantada foi de pouco mais de 365 mil hectares e o resultado foi a colheita de 739 mil toneladas, dando um rendimento de 2.307 mil quilos por hectare. Já na primeira safra deste ano foram colhidas 670 mil toneladas para uma área de 119 mil hectares.
Para o assessor de agricultura da Famasul, Andersom Cesconetto, muitos fatores contribuíram para aumento do interesse pelo produtor na cultura do milho, entre eles a falta de sementes de trigo e aveia branca. “Mas o principal atrativo mesmo é devido ao preço de aquisição da semente de milho e o preço de mercado”, destacou Cesconetto.



