15/07/2003 13h27 – Atualizado em 15/07/2003 13h27
O furação Claudette atingiu a costa do Texas nesta terça-feira com ventos de 180 km/h e chuva forte, que deixaram um rastro de destruição à medida que se movia em direção ao interior do país.
O furação atingiu o território americano com uma fúria surpreendente, após ganhar forças nas últimas horas sobre o Golfo do México, antes de entrar na costa texana perto da baía de Matagorda, a 130 quilômetros a sudoeste de Houston.
Os ventos derrubaram árvores, destelharam casas, viraram barcos e causaram várias estragos. Mais de 20 centímetros cúbicos de chuva, somados a ondas de até dois metros, causaram inundações nas áreas costeiras. A Guarda Costeira dos EUA recebeu várias telefonemas de famílias assustadas com as fortes chuvas e o aumento do nível da água perto de suas casas. Ainda não há informações sobre vítimas.
Mais cedo nesta terça-feira, as principais companhias de petróleo e de gás no Golfo do México retiraram os funcionários de plataformas e anunciaram a suspensão temporária da produção durante o período de passagem do furação.
Fonte: Globo News




