Início Notícias Greenspan diz que há espaço para mais cortes nos juros dos EUA

Greenspan diz que há espaço para mais cortes nos juros dos EUA

0

15/07/2003 10h42 – Atualizado em 15/07/2003 10h42

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Alan Greenspan, mostrou-se disposto a manter as taxas de juros dos EUA em patamares baixos por um tempo “considerável”, para levantar a debilitada economia e afastar a ameaça de uma queda perigosa nos preços.

O chefe do banco central também afirmou que há espaço para o Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, que decide os juros, reduzir a taxa, se a economia não se recuperar com vigor suficiente. Os juros americanos estão fixados em 1% ao ano, a menor taxa em 45 anos.

“O comitê está pronto para manter uma posição fortemente expansiva de sua política pelo tempo que for necessário para promover um comportamento econômico satisfatório”, informou Greenspan à Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados brasileira), em seu informe semestral sobre a política monetária do Fed.

Os funcionários do Fed vinham cogitando recorrer a vias não convencionais para combater uma deflação – baixa generalizada nos preços -, como intervir no mercado de bônus para baixar as taxas de juros de longo prazo. Mas os últimos comentários de Greenspan deixaram claro que as ferramentas tradicionais de corte nas taxas de juros de curto prazo mantêm-se na primeira linha de defesa contra o risco de deflação.

Fonte: Globo News

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile