16/07/2003 16h54 – Atualizado em 16/07/2003 16h54
O fóssil de um dinossauro com 150 milhões de anos foi encontrado na margem do lago Ness, na Escócia. Os restos são de um plessiossauro adulto, réptil marinho carnívoro com cerca de dez metros de comprimento que viveu entre os períodos Jurássico e Cretáceo.
O material foi encontrado pelo aposentado Gerald McSorley, 67, que ligou para o Museu Nacional da Escócia. “Tinha ido simplesmente passar o dia nas margens do lago Ness quando tropecei e cai. Ao me levantar, vi o fóssil”, disse.
A porta-voz do museu, Hannah Dolby, afirmou que as chances de o fóssil ser originário do local onde foi encontrado são pequenas. “Ele foi depositado lá por meios naturais ou artificiais”, disse. “Análises mostraram que o fóssil tem origem em um ambiente marinho, e não de água doce.”
O local é lar de uma das maiores lendas do Reino Unido: o monstro do lago Ness, besta negra com um longo pescoço que viveria no lago escocês, que tem 200 metros de profundidade. Até hoje, não foram obtidas provas de sua existência, apesar da insistência de moradores da região.
“Estou certo de que Nessie [apelido dado ao monstro] existe, já que muitas pessoas o viram”, disse McSorley. “Creio que (o dinossauro) é um dos antepassados de Nessie.”
Os cientistas descartaram a relação entre os dois animais, já que o lago Ness se formou há 15 mil anos, no final do período glacial –mais de 100 mil anos depois de o plessiossauro morrer.
Fonte:Agora MS


