18/08/2003 11h23 – Atualizado em 18/08/2003 11h23
E com todo esse calor no Amazonas, que tal um refrescante banho de cachoeira ? Venha ver a natureza de Presidente Figueiredo. Um paraíso de águas limpas e paisagens deslumbrantes.
Chegar às cachoeiras é preciso seguir as trilhas de Presidente Figueiredo a 100 km de Manaus. Ao andar pela floresta, encontramos bichos curiosos como a perereca transparente e belos como o galo da serra que só existe ali.
Algumas dessas trilhas chegou a ficar meses sem receber visitas e é preciso abrir caminho entre as árvores. São duas horas de caminhada. Gotículas de água são levadas pelo ar e para se neblina que dá nome à cachoeira. É difícil acreditar, mas há milhões anos toda essa área era coberta pelo mar.
Os geóogos dizem que muitas dessas rochas começaram a se formar naquela época. Movimentos nas placas tectônicas causaram desníveis no terreno e como na Amazônia tem muita água, a natureza aproveitou esses altos e baixos do terreno para dar espetáculos como esse. “Eu fico impressionada como a cor da água. É uma coisa muito linda”, diz a estudante Fernanda Pinheiro.
São mais de 80 cachoeiras de queda estátuas espalhadas pelo município, bom para banhista e turista. O turismo de a cachoeira acabou atraindo gente para as cavernas que também são comuns por ali. “Temos aproximadamente quase 17 cavernas catalogadas e com potência muito grande para descobrir novas cavernas”, diz o especialista em cavernas Marco Lima da Silva. “Muitas pessoas não conhecem na sua própria cidade e os potenciais turísticos de um lugar como esse aqui bem no meio da Amazônia e perto da capital”, comenta um turista.
Como chegar a Presidente Figueiredo:
Saia de Manaus pela BR 174. No Km 100, fica a sede do município de Presidente de Figueiredo.
A partir daí, é possível contratar guias que levam as pessoas até as mais de 80 cachoeiras. O acesso é por trilhas com extensões que variam de 100m a 6 km.
Fonte: Jornal Hoje




