12.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de julho de 2026

Seminário estadual do peixe começa amanhã em Dourados

24/09/2003 07h57 – Atualizado em 24/09/2003 07h57

Está gerando expectativa e grande procura o 1º Seminário Estadual “Empreendendo o peixe e o turismo para o desenvolvimento local” que a Câmara de Dourados realiza de amanhã até o próximo domingo, dia 28 de setembro. O evento terá palestras no plenário do legislativo e cursos e oficinas nas dependências do Iesd (Instituto de Ensino Superior de Dourados). O seminário tem apoio do Sebrae, Fundação de Turismo de MS, Acid, governo do Estado e Seictur, além de mais de uma dezena de instituições.

A iniciativa do seminário é do presidente da Câmara, José Carlos Cimatti Pereira, com intuito de fomentar o desenvolvimento da região, através da discussão de novas perspectivas de crescimento, frente ao mercado global, no setor da piscicultura. Segundo ele, “já foi constatado que a nossa região tem um potencial riquíssimo para a implantação do sistema de piscicultura”.

O Seminário propõe-se a discutir as perspectivas da piscicultura sob vários aspectos, desde o incentivo fiscal do poder público até a sua melhor forma de gestão, integrada a outras ciências, que podem estar agregando valores à idéia para o incremento do setor.

“Esperamos que este Seminário possa ser uma oportunidade para a descoberta de novos e promissores caminhos em busca do sucesso empresarial, da qualidade de vida, do desenvolvimento social e econômico de Dourados e região; e acima de tudo de confraternização entre profissionais da piscicultura, políticos, empreendedores, estudantes e pesquisadores, da região e do nosso Estado”, diz.

A abertura do seminário acontece amanhã, no plenário da Câmara, às 19h30, com palestra do secretário especial de Aqüicultura e Pesca, David Lourenço, que discorrerá sobre o tema “Pesca e Aqüicultura”. Rose Anne Vieira, do Sebrae, falará sobre “Empreendedorismo”; Cleonice Bourlegat, da UCDB, abordará o tema “Desenvolvimento Local”, enquanto que o professor Munier Abrão Lacerda, do IESD, falará de “Turismo Integrado a Piscicultura”. Às 21h, o Seminário 1 tratará de “Fontes de Recursos e Incentivos para Empreendimentos com Peixe e Turismo”. No dia 26, às 19h30, o seminário 2 – “Experiências bem sucedidas de Empreendimentos com Peixe e Turismo”.

A programação prevê, ainda, várias oficinas, mini cursos e grupos de trabalho por interesse de área de atuação profissional e técnica, como Pesca em rio, Pesque-Pague, Pesque e Solte, Piscicultura/Aqüicultura, Aquarismo e Turismo. Estes eventos serão dias 27 e 28, no IESD/Colégio Objetivo. Também estão previstas várias atividades culturais, exposição de painéis científicos e de trabalhos acadêmicos.

Fonte:Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.