02/10/2003 10h38 – Atualizado em 02/10/2003 10h38
O deputado estadual Akira Otsubo realiza no próximo dia 23 de outubro (quinta) em Três Lagoas, na Câmara Municipal às 14hs00, audiência pública para discutir o impacto ambiental e a operacionalização da Termoelétrica. O evento contará com estrutura dos serviços de cerimonial, taquigrafia e TV da Assembléia Legislativa. A construção e a instalação de equipamentos da usina estão concluídas, mas a estrutura ainda não entrou em operação. Com o empreendimento, tem-se a expectativa de aumentar a oferta de empregos e tornar o município mais ainda atrativo a instalação de indústrias.
“Desejamos que a Usina Termoelétrica de Três Lagoas seja logo inaugurada, mas queremos ter certeza de que seu funcionamento trará, além do desenvolvimento econômico e social, qualidade de vida com respeito às normas de proteção ambiental”, disse Akira Otsubo. A audiência pública servirá para que a Assembléia Legislativa promova amplo debate com as autoridades competentes e a sociedade três-lagoense, acerca das atividades da termoelétrica.
Conforme notas atribuídas à Promotoria Pública Estadual do Meio Ambiente, sobre laudo feito a pedido da Petrobrás, a queima do gás natural poderia lançar na atmosfera mercúrio numa escala até 70 por cento superior ao limite tolerado pelo homem. Contrapondo-se, a MS/Gás informou que a presença de mercúrio no combustível vindo da Bolívia (0,6 g/m3) representa concentrações muito abaixo dos valores aceitos pelas normas dos Estados Unidos (100 g/m3).