14.1 C
Três Lagoas
sábado, 5 de julho de 2025

Corte no IPI faz vendas subirem 25%

02/10/2003 16h22 – Atualizado em 02/10/2003 16h22

O pacote de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ajudou a elevar em 25% o licenciamento de veículos leves novos em setembro, fazendo do mês o melhor do ano até agora. Apesar disso, no acumulado do ano, as vendas registram queda de 9% em relação a 2002.

Em setembro, segundo fontes próximas ao setor, foram licenciados cerca de 118 mil automóveis e comerciais leves, resultado acima das 94 mil unidades comercializadas pela indústria em agosto, um dos piores meses da história para o setor. O melhor resultado anterior havia sido em fevereiro, quando foram vendidos 117,8 mil unidades.

O governo reduziu em três pontos percentuais o IPI que incide sobre os carros 1.0 e 2.0 em agosto, na tentativa de recuperar as vendas em um setor que é responsável por 11% do Produto Interno Bruto (PIB) e que em agosto acumulava estoque para mais de 40 dias de vendas.

Além da redução, o governo cortou a taxa básica de juros Selic de 24,5% em julho para 20% em meados de setembro e também reduziu o compulsório dos bancos, o que aumentaria a disponibilidade de crédito para financiamentos.

“Acho que para os próximos meses as vendas devam ficar nesse patamar de 118 mil unidades, apesar do cenário mais favorável, a situação da economia não mudou muito, a ponto de estimular ainda mais as vendas”, disse o analista da Agência Auto Informe, Claudio de Simone.

“O pacote do IPI ajudou, mas pouco, a queda nos preços reais entre agosto e setembro somou menos de um por cento”, acrescentou o analista.

A Anfavea, associação que reúne as empresas do setor automotivo, marcou para a próxima segunda-feira a divulgação do balanço oficial de desempenho da indústria.

Fonte:Agora MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.