11.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho de 2025

Dentistas levam saúde bucal à comunidade da Capital e do interior

03/10/2003 16h18 – Atualizado em 03/10/2003 16h18

Um grupo de dentistas de Mato Grosso do Sul, ligado à ABO/MS (Associação Brasileira de Odontologia de Mato Grosso do Sul) e encabeçado pela cirurgiã-dentista Vivian Dias Elias, está desenvolvendo atividades de informação e atendimento gratuito à população de Campo Grande e do interior do Estado. Tudo começou em 2001, quando a Associação organizou um evento de voluntariado em homenagem ao Dia da Mulher.

O que seria apenas uma atividade voltada à categoria acabou se transformando em um projeto de atendimento à população que, hoje, já se estendeu ao interior. “A ABO/MS está realizando projetos sociais de atendimento à população através de orientação quanto à higiene e saúde bucal, exames de diagnóstico de câncer bucal, de mama, de colo de útero e próstata, além de testes de sorologia para HIV e hepatite, exames de catarata e variz. Tudo feito através de voluntariado. As cirurgias de catarata são feitas no Hospital São Julião, as de variz e as tomografias no Rosa Pedrossian, os exames de câncer de colo e de mama na Santa Casa, e os de câncer bucal em parceria com a UFMS”, explica Vivian.

A equipe coordenada pela ABO/MS já levou esse atendimento duas vezes a Porto Murtinho. No ano passado, foram 500 atendimentos e, neste ano, 1200 pessoas foram beneficiadas: “É importante aproximar o profissional de saúde da população. Temos propostas para levar o projeto ainda este ano para Bodoquena, Sonora e Sidrolândia. Só depende da estrutura que o município nos fornece. O atendimento é gratuito, mas a equipe precisa de hospedagem e etc. É preciso também montar uma estrutura básica com macas, cama ginecológica e biombos. É importante preservar o paciente. Na nossa primeira experiência em Porto Murtinho, ano passado, não tínhamos biombos, e improvisamos com lençóis e cordinha de varal”.

Fonte:Midiamax News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.