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terça-feira, 21 de maio de 2024

Ponte de Porto Alencastro é inaugurada por Lula e dois governadores

12/10/2003 18h25 – Atualizado em 12/10/2003 18h25

Nova ponte torna-se fator de integração do estado de Mato Grosso do Sul com o estado de Minas Gerais e com o estado de São Paulo, encurtando distâncias e facilitando o escoamento de mercadorias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, e dos governadores José Orcírio Miranda dos Santos e Aécio Neves da Cunha (MG), inaugurou a ponte de Porto Alencastro, sobre o rio Paranaíba, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul com Minas Gerais, na manhã de sábado.

Após a chegada ao aeroporto municipal de Paranaíba, a comitiva do presidente Lula atravessou a pé os 662,7 metros de extensão da ponte até chegar à margem mineira do rio, no município de Carneirinho, aonde se realizou o evento da inauguração, presenciada por mais de cinco mil pessoas, entre elas parlamentares de MG e do MS.

O vice-presidente da construtora Queiroz Galvão, responsável pela obra, desde seu início, em junho de 1994, João Antônio Queiroz Galvão, presenteou o presidente Lula com uma réplica da ponte Alencastro. Em seguida, o Ministro dos Transportes fez um breve relato histórico da ponte, iniciada no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e cujas obras foram interrompidas por cinco vezes, devido à falta de verbas.

Segundo Adauto, ao todo foram investidos R$ 124,3 milhões, sendo R$ 67 milhões financiados pelo Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DENIT) e, em contrapartida, o governo de MG participou com recursos, na ordem de R$ 57 milhões. A ponte de Porto Alencastro foi a primeira obra a ter recursos liberados pelo governo Lula, segundo destacou o Ministro dos Transportes.

DIA IMPORTANTE

Por sua vez, o governador Zeca do PT lembrou a importância do dia 11 de outubro para o Estado, criado por Ato Institucional, assinado pelo então presidente Ernesto Geisel, em 1977.

“Neste dia especial de nossa história”, esta ponte passará a desempenhar papel importante na integração do nosso Estado com as principais regiões do Brasil, destacou Zeca, agradecendo também “a todo o povo mineiro que tem colaborado, de modo expressivo, com o desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul”.

O governador de MG frisou que “esta obra sintetiza, de modo muito claro, uma obra de integração nacional, que tem sido uma das características dos mineiros”.

PRESIDENTE LULA

Em seu discurso, o presidente Lula acentuou que “o bom governante não precisa ficar preocupado com quem foi o autor do início desta obra”. Segundo ele, o que interessa é que esta ponte será importante para a comunicação e integração destes dois Estados e “para o desenvolvimento dos agro-negócios”.

O presidente frisou que, em seu governo, não quer obras que tragam a sua marca, mas “que tragam desenvolvimento para a cidade, para a região, para o Estado e para o Brasil”.

Segundo o Presidente, todas as obras já iniciadas devem ser concluídas, “porque a mim não importa se a obra foi começada no governo FHC, Sarney, Color de Mello ou Itamar. O que importa é que naquela obra existe dinheiro público, que deve ser respeitado”.

Ao referir-se a obras que são paralisadas e interrompidas, Lula é favorável a que todo o projeto de grandes obras seja apreciado e discutido, desde o seu início pelo Tribunal de Contas, Ministério Público, Meio Ambiente e outros órgãos fiscalizadores. Assim, não irão mais ocorrer problemas de obras interrompidas, como as 88 que apresentam problemas, segundo pareceres do TC.

Ao referir-se ao MS, o presidente Lula disse o seguinte: “o Estado que completa 26 anos, com um potencial de desenvolvimento que tem hoje, demonstra o potencial de riqueza do Brasil”.

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