31/10/2003 13h52 – Atualizado em 31/10/2003 13h52
Em breve, o pequeno agricultor poderá contar com mais um meio de produzir sem agredir o meio ambiente. Para que isso seja possível, a Secretaria Municipal de Agricultura está testando o biodiesel de girassol, um produto para ser usado nos tratores no lugar do diesel. Os testes são feitos no Centro de Validação de Tecnologias Agroecológicas.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Huberto Paschoalick, a equipe está fazendo testes para ver se é economicamente viável para a agricultura familiar.
Além de ver se o novo combustível é compensador a idéia da secretaria é estimular o agricultor se juntar com outros e montar uma usina. “Na verdade, se todos se unirem poderão montar uma usina de extração de óleo com a prensa, o filtro, tudo aquilo que é necessário, para que seja eficiente e que tenha uma compensação econômica”, salienta Huberto.
Segundo Paschoalick, quando o produto é extraído frio, ele conserva características importantes e os resíduos podem ser usados para fazer torta, compor ração animal e servir de adubação orgânica. O secretário lembra que o biodiesel de girassol é muito mais que ecológico, é uma alternativa para substituir o óleo diesel. “O petróleo é escasso e um dia vai acabar sem contar que cada dia que passa ele fica cada vez mais caro”, destaca o secretário.
A partir da próxima semana, outros produtos serão testados para ver a possibilidade de se descobrir novos meios de se produzir biodisel. “Vamos testar outros produtos como a mamona e a soja para que a gente possa ter um material orgânico de primeira qualidade e depender menos do petróleo. Nunca deixando de procurar meios para diminuir os custos da produção”, finaliza o secretário.
Fonte:Agora MS





