Início Notícias Geral Fundação de Cultura lança selo comemorativo dos seus 20 anos

Fundação de Cultura lança selo comemorativo dos seus 20 anos

0

16/12/2003 10h28 – Atualizado em 16/12/2003 10h28

Durante todo o mês de dezembro a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul comemora os 20 anos de implantação da instituição cujo objetivo é fomentar e desenvolver políticas públicas para a cultura. Para o dia 19, sexta-feira, às 20 horas está marcada uma solenidade no saguão do Museu de Arte Contemporânea (Marco). Durante a festa da cultura sul-mato-grossense será exibido um vídeo-documentário sobre a história da instituição e lançado o selo “Fundação de Cultura – 20 Anos”, que acompanhará todos os projetos e a serem realizados até o final de 2004. Também serão homenageados todos os ex-presidentes da FCMS, com uma placa comemorativa.

“Além dos ex-presidentes estamos convidando também pessoas que uma forma ou de outra contribuíram para que a Fundação se firmasse como referência para cultura de nosso Estado. A estrutura que temos hoje, o respaldo e a credibilidade são fruto do esforço de todos aqueles que passaram pela Fundação. E tenho certeza de que o trabalho que desenvolvemos hoje também renderá frutos para as futuras gerações”, diz Pedro Ortale, músico e diretor-presidente da Fundação.

Em dezembro de 1983 o então governador Wilson Barbosa Martins criava a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), através da lei 422, de 6 de dezembro, publicada no Diário Oficial nº 1.125, de 7 de dezembro do mesmo ano. Fruto do anseio da classe artística e dos mais diversos segmentos culturais, a instituição foi criada para fomentar, desenvolver e instituir políticas públicas para a cultura no recém criado Estado de Mato Grosso do Sul.

“Foi um momento importante para toda a classe artística sul-mato-grossense. Na época eu estava iniciando minha carreira como músico e me lembro dos primeiros projetos realizados pelo saudoso Octávio Guizzo”, recorda Ortale.

Agenda – Em dezembro diversos eventos serão realizados em comemoração aos 20 anos da Fundação de Cultura. As atividades começaram com a vinda do grupo teatral Sobrevento no início do mês, apresentando duas peças e ministrando duas oficinas. Também foi lançada há poucos dias a campanha de arrecadação de brinquedos, juntamente com as cantatas de natal para os servidores que trabalham no Parque dos Poderes.

Nos dias 6 e 7 de dezembro foi realizada a oficina carnavalesca com Mestre Paulinho, da Beija-Flor, em Campo Grande e Corumbá. Na quarta-feira (10/2), aberta a exposição de cerâmica do Mestre Cilso, em frente ao Centro Cultural. No sábado e domingo (12 e 13/12), acontecerá o recital de violões com os alunos do projeto Musicalizando, nos parques Jacques da Luz e Ayrton Senna.

Na segunda-feira (15/12), o Auto de Natal dos Servidores Públicos, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Dia 17, o Natal Feliz, no Parque das Nações Indígenas, com apresentações de teatro, coral e show com a dupla Chitãozinho e Xororó. Dia 18 de dezembro, o Calçadão Cultural de Natal, com apresentação de corais. Dia 19, a festa dos 20 anos da Fundação de Cultura. E, finalizando, nos dias 20 e 21 de dezembro, a realização da primeira Feira da Música dos Sul-mato-grossenses, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Nesse período também foi assinada em Goiânia a Carta do Brasil Central, projeto de integração e intercâmbio cultural para a região Centro-Oeste e Tocantins. Na quarta-feira (10/12), Pedro Ortale foi a Brasília apresentar o documento no Fórum Nacional de Secretários de Cultura. “Mato Grosso do Sul vive um momento importante no que se refere à Cultura. Pela primeira vez um representante de nosso Estado preside o Fórum de Secretários de Cultura; nosso Fundo de Investimentos Culturais, o FIC, está servido de modelo para o país e agora, nossa proposta de integração cultural para o Centro-Oeste também vem ao encontro dos anseios das demais regiões brasileiras. Tudo isso é motivo de orgulho e nos dá a certeza de estarmos num caminho que renderá bons frutos nos próximos anos”.

Fonte:MS Noticias

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile