Início Notícias Geral Sesau orienta sobre exames obrigatórios

Sesau orienta sobre exames obrigatórios

0

20/01/2004 11h10 – Atualizado em 20/01/2004 11h10

Gestantes atendidas nas unidades da rede municipal de saúde devem começar a receber, nos próximos dias, um material informativo sobre a obrigatoriedade e a importância do diagnóstico precoce de deficiência auditiva em recém-nascidos. Com exceção do Hospital Universitário (HU), que não dispõe de aparelho específico, o exame é realizado nos demais hospitais públicos de Campo Grande.

Um decreto dispondo sobre a implementação do Programa de Diagnóstico Precoce de Deficiência Auditiva em Neonatos foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande. Mesmo com quase 100% dos hospitais fazendo o exame, na avaliação de Roseli Nagata, o decreto dá forma legal ao programa, estabelecendo critérios e procedimentos para sua realização.

O decreto prevê, entre as ações, a realização de atividades educativas, dirigidas aos pais de recém-nascidos. Antes da alta hospitalar, deve ser feito um rastreamento para deficiência auditiva em todos os neonatos. Os hospitais devem entregar a Emissão Otoacústica Evocada Transiente (EOAT) e pesquisa de Reflexo Cócleo Palpebral (RCT). Tanto a emissão quanto a pesquisa devem ser feitas por fonoaudiólogo ou médico. Todos os bebês de até 12 meses devem receber acompanhamento com atendimento ambulatorial, conforme cronograma estabelecido pelo fonoaudiólogo.

Fonte:Primeira Hora

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile