15.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026

Dois jogos abrem hoje a 6ª rodada do Brasileirão

15/05/2004 08h28 – Atualizado em 15/05/2004 08h28

Dois jogos abrem hoje a 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, temporada 2004, tendo Vasco de Paysandu, em Belém (PA), e Atlético-PR e Santos, em Curitiba (PR), ambos às 17 horas (horário de Mato Grosso do Sul). A equipe de São Januário e o Papão ainda não venceram na competição e ocupam, respectivamente, a 22ª e 23ª posições na tabela, com dois pontos – mesma pontuação do Botafogo, último colocado, que no domingo enfrenta o Grêmio no Olímpico.

O time cruzmaltino não vence há oito partidas e joga para exorcizar seus fantasmas dentro e fora do campo. Na última quarta-feira, a demissão coletiva dos médicos, acompanhados pelos fisioterapeutas no dia seguinte, sacudiu a já abalada nau vascaína. Nas quatro linhas, o técnico Geninho tenta recolocar o time no rumo certo. Para tanto, conta finalmente com as voltas do apoiador Beto e do atacante Alex Alves. Ambos ainda estão distantes da condição física ideal e não jogarão os 90 minutos.

Mas Valdir, que vem creditando os maus resultados à ausência dos jogadores mais experientes, festejou assim mesmo. “A nossa equipe já fica mais madura. Embora eles não estejam na melhor forma, tenho certeza de que a força de vontade vai superar tudo”, disse o atacante. Na retaguarda, mais mudanças. O lateral-direito Chiquinho faz sua estréia com a camisa do Vasco e Serjão entra no lugar de Henrique, machucado. O confronto com o Paysandu em Belém traz ao clube carioca uma boa recordação: ano passado, o Vasco quebrou jejum de oito partidas sem vitória ao bater o adversário no Mangueirão, por 2 a 1, gols de Valdir e Anderson.

A equipe paraense joga em casa, mas pode ser um rival sob medida para os vascaínos. Com uma campanha quase idêntica à do Vasco, o Papão terá vários desfalques para a partida deste sábado. Rodrigo Belém, machucado, e Lecheva e Selmir, suspensos, estão fora. O técnico Givanildo Oliveira deve optar pelo esquema 3-5-2 para tentar obter a primeira vitória no Brasileiro. O treinador, porém, garante que o sistema não significa uma aposta no jogo defensivo. “É uma forma de jogar na qual o time não fica só atrás não. Até porque você libera os dois laterais e eles passam a ser pontas”, disse.

Santos

O time de Vanderlei Luxemburgo busca sua primeira vitória fora de casa após mais de 50 dias colhendo fracassos como visitante. Os seis pontos que o time conquistou até o momento no Brasileiro foram obtidos dentro de casa, diante de Botafogo e Juventude. A última vitória santista fora da Vila Belmiro aconteceu no dia 25 de março diante do Guarani (2 a 1), do Paraguai, pela Taça Libertadores. Depois o Santos perdeu para São Caetano (4 a 0), Paraná (3 a 2), Figueirense (2 a 1) e LDU (4 a 2).

Luxemburgo não terá o meia Diego, que vem tendo participação vital nos últimos jogos, com boas atuações e marcando gols. Diego sentiu uma contusão na coxa esquerda na vitória contra a LDU, na terça-feira, quando fez os dois gols do time, e deixou o gramado no segundo tempo. “A contusão é pequena, nem me preocupa. É mais para poupar, pois semana quem vem teremos mais um jogo decisivo da Libertadores”, disse o jogador, em referência à primeira partida pelas quartas-de-final do torneio, contra o Once Caldas, da Colômbia. Para seu lugar, o técnico pode contar com os meias Lopes ou Preto Casagrande.

Outra opção do treinador é fazer o time ficar mais ofensivo e escalar três atacantes com a entrada de Basílio ou Leandro Machado. No treino desta sexta, ele optou por usar Lopes no meio. Luxemburgo disse querer o Santos somando pontos longe de seus domínios e que isso será decisivo em um campeonato longo como o Brasileiro. “Para vencer o Campeonato Brasileiro os pontos que você consegue fora de casa são essenciais.” Segundo ele, as dificuldades de atuar na Arena da Baixada são imensas e o apoio da torcida é importante para a superação do time. “Nós temos que ter o torcedor do nosso lado para tentarmos superar as dificuldade fora de casa”, disse o treinador, lembrando que, se os adversários não superarem o fator torcida na Vila Belmiro, o Santos estará sempre em vantagem.

Com relação ao trabalho psicológico e de motivação com os jogadores, que segundo os próprios atletas foi fundamental para a classificação na Libertadores, Luxemburgo afirmou que não seguirá a mesma linha de pensamento para o Nacional. “No Campeonato Brasileiro, você tem mais 40 jogos e na Libertadores você tem poucos jogos. Agora teremos no máximo apenas seis. No Brasileiro, você tem muito tempo para recuperar. Eu não posso imaginar que o Santos vai cair com apenas cinco rodadas.”

Lopes fala com cautela sobre sua possível escalação. “Eu prefiro esperar pela definição do Luxemburgo. Da última vez eu achava que ia jogar, fiquei no banco.” Com a chegada de Luxemburgo, o volante Renato disse que o time resgatou o futebol solidário e aguerrido apresentado em 2002, quando foi campeão brasileiro. “Nós voltamos a evoluir e isso é importantíssimo para um grupo que estava em baixa, sem confiança e que vinha de resultados ruins.”

Fonte:Globo On line

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.