Início Notícias Zeca lança desafio a coordenadores dos programas sociais

Zeca lança desafio a coordenadores dos programas sociais

0

16/12/2004 10h31 – Atualizado em 16/12/2004 10h31

Midiamax News

O governador Zeca do PT lançou um desafio aos coordenadores municipais dos programas sociais, reunidos nesta tarde no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo: “Vim pedir a vocês que multipliquem esforços para, nesses dois anos de governo que nos resta, avançarmos no sentido de construir a cidadania.” O governador ponderou que a doação de alimentos traz dignidade às famílias mais empobrecidas, “mas a cidadania não é algo que o governo possa doar; a cidadania é uma conquista e o dever de vocês é amparar essas pessoas para que cada uma vença essa barreira da miséria e se constitua um completo cidadão”.

A presidenta do Cogeps (Conselho de Gestão Estadual das Políticas Sociais), Gilda Maria Gomes dos Santos, também presente ao encontro, propôs pacto com os coordenadores: fazer de Mato Grosso do Sul um grande jardim da cidadania. “Não está nas mãos só do governador, mas de todos vocês concretizarmos esse sonho.” Gilda frisou que os programas sociais são sérios, têm planejamento, metas e coordenação. “Me sinto mãe e mulher quando vejo as pessoas que até há poucos anos não tinham nem o que comer e hoje estão sorridentes com dignidade.”

Zeca repetiu o objetivo máximo de sua gestão para os próximos dois anos – desenvolver os quatro conceitos de Estado que pretende legar para o sucessor. Estado eficiente, moderno, capaz de gerar empregos e atrair indústrias e justo. O Estado eficiente, enfatizou o governador, é aquele que sabe arrecadar, mas que também sabe gastar. Nesse aspecto citou a evolução das receitas – de R$ 45 milhões mensais em 1998 para R$ 220 milhões/mês neste ano – e disse que muito já foi feito no sentido de racionalizar e controlar os gastos, porém novas medidas de redução de despesas serão implementadas no próximo ano.

Já o Estado moderno, segundo Zeca, presta serviços de qualidade à população, exemplificando com o programa de informatização das escolas públicas em que os alunos desenvolvem as aulas nos computadores e fazem pesquisas na internet com acesso à banda larga. O Estado que gera empregos e atrai indústrias já é uma realidade – frisou o governador, relacionando as grandes empresas que se instalaram em Mato Grosso do Sul nos últimos anos, gerando milhares de empregos.

O último conceito, o mais importante, na opinião do governador, para ser realidade depende dos esforços individuais de cada membro do governo e cada cidadão que acredita na possibilidade de se construir um futuro melhor. “O Estado justo depende do trabalho de vocês nos municípios com as famílias assistidas pelos programas sociais. Da articulação que farão com essas famílias, no sentido de que participem de cursos de capacitação, das aulas de alfabetização, cobrem o acompanhamento médico, os exames de câncer de mama e de câncer do útero, além dos cuidados com as crianças para evitar a desnutrição.”

Todos os coordenadores municipais dos programas sociais estavam presentes. O encontro teve forte simbolismo. Cada coordenador levou para sua cidade uma pequena embalagem com sementes numa alegoria que os compara a semeadores. Zeca explicou que as mudanças ocorridas na Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária – com a troca de secretário e de coordenadores – objetivam “oxigenar” e “revitalizar” os programas.

Estavam presentes o deputado estadual Pedro Teruel (PT), secretários de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Sérgio Wanderly Silva, de Coordenação Geral do Governo, Raufi Marques, e a coordenadora dos Programas Sociais, Dorisney Lima de Oliveira. O encontro foi encerrado com música latina do cantor argentino Dante Ledesma, que emocionou o governador e os demais participantes do evento interpretando as principais canções engajadas da América do Sul.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile