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Mendigos viram ‘propaganda ambulante’ nos EUA

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13/01/2006 16h25 – Atualizado em 13/01/2006 16h25

INVERTIA

Os moradores de rua já viraram mídia e servem para fazer propaganda nos Estados Unidos. Empresas de marketing têm transformado – com algum sucesso – mendigos em “outdoors ambulantes”. O novo “veículo” tem gerado polêmica entre publicitários e anunciantes.A Pizza Schmizza, rede de 26 pizzarias na costa oeste dos Estados Unidos, utiliza os “mendigos-propaganda” desde 2004, mas intensificou a ação no começo do ano. Os moradores de rua carregam placas anunciando o endereço e o cardápio dos restaurantes.Em troca, os mendigos recebem alguns pedaços de pizza, refrigerantes e um bônus em dinheiro que, na maioria dos casos, é menor que o salário mínimo norte-americano.”É uma troca justa, ninguém aqui está nesse ramo obrigado”, afirma Peter Schoeff, morador das ruas de Portland, no Estado do Oregon. “É bem melhor do que ficar pedindo dinheiro, é um jeito honesto de sobreviver”, diz.Já na Europa, a rede de sorveterias Ben & Jerry escolheu um caminho diferente: doou casacos de inverno para uma instituição de caridade, que os distribuiu para cerca de 200 mendigos da cidade de Amsterdã. O casaco, no entanto, era estampado com uma propaganda da sorveteria.Associações de publicitários e grupos de defesa dos direitos humanos, no entanto, questionam a exploração dos moradores de rua pelas empresas. “É uma forma inaceitável de se ganhar dinheiro em cima de pessoas que estão desesperadas”, diz Gary Ruskin, da associação norte-americana Commercial Alert.Para Andre Jehan, presidente da Pizza Schmizza, não há exploração. “Eles não estavam fazendo nada, agora carregam anúncios para nós. Não estamos explorando, estamos dando uma oportunidade para quem nunca teve nada”, afirma.

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