Início Notícias STJ manda soltar idoso preso em Bataguassu

STJ manda soltar idoso preso em Bataguassu

0

29/07/2008 10h23 – Atualizado em 29/07/2008 10h23

O Superior Tribunal de Justiça atendeu o pleito da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul e da Defensoria Pública e concedeu habeas corpus para que o idoso Alvino Pedro Leite, de 79 anos, que se encontra preso em regime fechado na comarca de Bataguassu. A informação é do site da OAB/MS.

De acordo com a OAB/MS, Leite tinha condenação de dois anos de prisão por crime ambiental, após ter deixado vacas soltas, pastando às margens da MS-385, na reserva da Cesp, em Brasilândia.

Também acusado de outro pequeno delito ambiental, ele vinha cumprindo pena em regime fechado no presídio de Bataguassu.

Recentemente, em habeas corpus impetrado pela OAB-MS e Defensoria, junto ao tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Justiça acabou reconhecendo a prescrição de um dos delitos, retirando do idoso uma pena de dois anos de reclusão. Mas, manteve a outra pena, deixando o idoso preso.

Com a prescrição, Leite permaneceu com condenação de um ano e seis meses, que também foi questionada, uma vez que segundo o habeas corpus, seria nula porque a sentença teria sido dada por juízo manifestamente incompetente.

Insatisfeitas com a vitória parcial obtida no Estado, a Ordem e Defensoria decidiram recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

No final da tarde de ontem, o STJ, em telegrama enviado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, determinou que Alvino Leite seja posto imediatamente em liberdade.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile