Início Notícias Três Lagoas prepara mão-de-obra para novas indústrias

Três Lagoas prepara mão-de-obra para novas indústrias

0

29/07/2008 09h01 – Atualizado em 29/07/2008 09h01

Três Lagoas confirmou a instalação da SICO – Siderúrgica Centro-Oeste Ltda. Depois do complexo industrial VCP/IP, este é o segundo maior investimento que o município receberá em sua história. Os investimentos previstos giram em torno de R$ 1,3 bilhão e com expectativa de 1,3 mil empregos diretos.

 

Graças à parceria com o Governo do Estado e o Sistema Fiems, o município vai finalizar o ciclo VCP (Votorantim Celulose e Papel) e IP (International Paper), que teve início com a construção das fábricas de celulose e papel das duas empresas, e começar o ciclo SICO, que dará início em 2009 à construção da siderúrgica.

 

Para se adequar a esse novo cenário, a cidade, por meio das instituições de educação profissional e suporte da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – Fiems está  qualificando cada vez mais mão-de-obra. O Senai, por exemplo, vai atuar em capacitação profissional. Hoje, o Senai de Três Lagoas perde apenas para Campo Grande em número de formação de mão-obra.

 

Além da Sico, estão em instalação no município e terão a mão-de-obra qualificada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, as indústrias Homy Indústria e Comércio de Produtos Químicos, Euromobile Interiores, Rio Prata Embalagens, OMYA Química, Ananda Metais, Têxtil Suíça e Nasha e Feral. Das sete empresas, cinco obtiveram a concessão máxima de incentivos, que prevê benefícios fiscais estaduais e municipais.

 

Conforme declaração do gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, só no primeiro semestre deste ano já foram qualificados cerca de três mil trabalhadores no município. “Para atender a crescente demanda da comunidade e das empresas que estão se instalando, diversificamos e intensificamos as qualificações”, informa.

 

As principais qualificações oferecidas foram Eletricista Instalador Predial, Mecânico de Manutenção de Máquinas, Eletricista de Manutenção Industrial, Técnico em Celulose, Técnico em Química,Técnico em Eletrônica, Técnico em Papel, Técnico em Segurança no Trabalho, Técnico em Instrumentação e Técnico em Mecânica. Além destes, o Senai também formou mão-de-obra em Montador de Andaime, Auxiliar de Caldeiraria, Pedreiro Assentador de Pisos e Azulejos, Pedreiro Eletricista Montador, Mecânico de Manutenção, Mecânico Montador, Solda Elétrica, Carpinteiro Telhadista, Sistema de Gestão da Qualidade, entre outros.

 

A previsão é formar pelo menos 500 trabalhadores no segundo semestre de 2008. Vários cursos e outros projetos estão em andamento, com o objetivo de qualificar mais jovens e adultos.

 

Agências de formação profissional de Paranaíba e Bataguassu também participam dessa preparação. Existe ainda acordo para atender e qualificar trabalhadores para as empresas que já estão instaladas no município como Nellitex Sul, Corttex, Avanti, Curtume Três Lagoas, Mabel, Bonfio, CESP Jupiá, Termelétrica de Três Lagoas/ Petrobras, Nana Metalúrgica, Metalfrio, Embal Embalagens Plásticas, Kids Calçados, Klin Calçados, Sperafico, Cargil, International Paper, Pampile Calçados, Di – 4 Calçados, Unsica CBAA, Usina Alcovale, Usina Paranaíba e Usina Brenco entre outras indústrias da região. (As informações são do Senai/MS).

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile