Início Notícias Construção do contorno ferroviário de Três Lagoas é aprovada pela União

Construção do contorno ferroviário de Três Lagoas é aprovada pela União

0

15/08/2008 10h03 – Atualizado em 15/08/2008 10h03

www.noticias.ms.gov.br

O Ministério dos Transportes deve publicar ainda esta semana no Diário Oficial da União uma portaria que aprova o projeto base de engenharia para a construção para o contorno ferroviário de Três Lagoas, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.

O projeto tem como proposta a construção de uma linha férrea de aproximadamente 12 quilômetros, que irá contornar o perímetro urbano de toda cidade, substituindo o atual percurso que passa pelo centro de Três Lagoas. Para a realização da obra o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes o (Dnit) pretende investir mais de R$ 40 milhões nas obras.

Para a realização da obra, a União, o Estado e o município devem realizar a abertura da licitação liderada pelo Dnit, assinar os convênios de construção para a construção do contorno e a emissão da Licença Ambiental de Instalação, que será emitida após a análise do relatório de Impacto Ambiental emitido pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul.

O motivo pelo qual tal investimento está sendo realizado na cidade é devido ao grande desenvolvimento industrial que o município vem recebendo ao longo dos últimos anos. O contorno ferroviário garante uma maior segurança no transporte, que deve ter um aumento significante de 40%, diminuindo o custo de exportação.

A Votorantin Celulose e Papel, já anunciou a construção de um ramal privado de 22 quilômetros, que deve ter início em setembro, e ligará a unidade industrial da VCP (a maior do mundo) ao novo contorno, formando um corredor de escoamento da produção até o porto de Santos (SP).

A América Latina Logística, concessionária dos serviços da ferrovia, também anunciou investimentos para a melhoria do processo. A empresa vai adquirir 40 locomotivas aumentando assim a capacidade de tração e aproximadamente 600 vagões novos e usados, além da construção de uma estrutura especial para carga e descarga em Três Lagoas.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile