Início Notícias Hemocentro necessita de doação de sangue

Hemocentro necessita de doação de sangue

0

15/08/2008 08h50 – Atualizado em 15/08/2008 08h50

Doar sangue é um ato de cidadania. Em Três Lagoas, o nível de doações está abaixo do normal, informa Luiz Fernando do Prado, diretor do Hemocentro. Segundo Luiz, está sendo realizada uma média de 10 coletas de bolsas de sangue por dia quando o ideal seria pelo menos 20 coletas.

Os tipos de sangue que o hemocentro mais necessita são os de fator negativos, A, B, O e o AB, sendo que o tipo O negativo é conhecido como universal, e pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais, pois é o sangue que mais salva em situações de emergência.

No Brasil, os grupos sanguíneos considerados mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%.

Luiz, informa ainda que todo mundo pode doar sangue, basta ter boa saúde, ser maior de 18 anos e pesar mais de 50 quilos. Fernando avisa que as pessoas que tomaram a vacina contra rubéola devem esperar o prazo de 4 semanas para realizar a doação. Outro fator importante é que o doador deve se alimentar bem antes de realizar a doação.

Pessoas que contraíram hepatite depois dos 10 anos não podem doar sangue, assim como portadores de doenças sexualmente transmissíveis, usuários de drogas, grávidas, pessoas com sintomas de febre, malária, portadores de problemas com coagulação sanguínea, diabéticos, tuberculosos e se o doador já teve leishmaniose.

Além de ajudar a quem precisa, o doador ainda ganha gratuitamente um exame detalhado de seu sangue, com análise de HIV, doença de chagas, sífilis, hepatite tipo B e C, e exame de tipagem sanguínea.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3522-7959.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile