Início Notícias Delcídio discute implantação de telefonia celular no Pantanal

Delcídio discute implantação de telefonia celular no Pantanal

0

17/08/2008 16h36 – Atualizado em 17/08/2008 16h36

Assessoria de Comunicação

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) se reuniu neste final de semana, em Campo Grande, com a direção regional da Brasil Telecom e membros da diretoria do Sindicato Rural de Corumbá, para discutir alternativas de implantação do sinal da telefonia celular no Pantanal. O encontro foi solicitado ao senador pela diretoria do sindicato, durante reunião realizada terça-feira , em Corumbá, quando foram debatidos vários temas de interesse dos produtores rurais do município.

“Conheço bem o problema porque minha família, há muitos anos, é dona de uma fazenda na região do Jacadigo, em Corumbá. Quando se precisa de uma comunicação imediata, para pedir ajuda em caso de doença ou acidente, é uma dificuldade enorme. Na maioria das vezes, a única alternativa é o velho rádio amador, de tanta tradição na região. Mas isso tem que mudar porque na rapidez com que se difunde hoje a informação, o Pantanal não pode continuar isolado do mundo”, ponderou o senador.

O diretor da Brasil Telecom em Mato Grosso do Sul, Omar Aukar, revelou que a empresa está instalando equipamentos no Morro do Paxixi, em Aquidauana, dotados de uma nova tecnologia capaz de ampliar o alcance do sinal retransmitido pelas antenas que cobrem o Pantanal.

“Os equipamentos atuais transmitem o sinal, com qualidade, por uma distância de até 35 km. O que estamos instalando agora, e passará por uma fase de testes, vai dobrar essa abrangência para 70 km. Acreditamos que, com isso, será possível resolver o problema em praticamente todo o Pantanal, ficando pouquíssimas áreas no que chamamos de zona de sombra, onde não existe sinal”, explicou Aukar.

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Pedro Lacerda, agradeceu a Delcídio o empenho na busca de uma solução que ponha fim ao drama vivido hoje por quem mora ou tem negócios nas partes mais distantes do Pantanal.

“Sei de casos de pessoas que morreram porque precisavam de atendimento médico de urgência e a comunicação não pôde ser feita em tempo hábil. O senador, que é pantaneiro e sempre faz tudo para ajudar a nossa gente, mais uma vez abre as portas e luta conosco para solucionar uma questão tão importante para milhares de irmãos corumbaenses, coxinenses, mirandenses e aquidauanenses”, destacou Lacerda.

Delcidio se comprometeu também a marcar uma audiência como Ministro das Comunicações, Hélio Costa, a quem vai pedir que o governo desenvolva um projeto que permita oferecer atendimento pleno de telefonia, especificamente para o Pantanal, utilizando recursos do FUST, o Fundo de Universalização do Sistema de Telecomunicações.

“Os recursos do FUST, recolhidos pelas empresas de telefonia aos cofres da União , somente são aplicados com a autorização do governo federal em projetos onde exista interesse público. E eu não tenha dúvidas que manter o Pantanal , um dos maiores santuários ecológicos do planeta, conectado ao restante do mundo, é de interesse de todo o Brasil”, destacou.

O senador vai atuar também junto a Agência Nacional de Telecomunicações-ANATEL para que seja mantida, por tempo indeterminado, a propagação do sinal analógico de telefonia celular no Pantanal, até que entre em operação, em caráter definitivo, o novo sistema digital testado agora pela Brasil Telecom.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile