18/08/2008 15h03 – Atualizado em 18/08/2008 15h03
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) selecionou quatro projetos de Três Lagoas para serem apresentados durante o Seminário ProInfo e TV Escola/2008, edição Nordeste, entre os dias 20 a 22 de agosto em Brasília (DF).
Foram escolhidos dois projetos de capacitação desenvolvidos pelo NTE/TL e outros dois de escolas estaduais do município: Edwards Correa e Afonso Francisco Xavier Trannin.
Além de Três Lagoas foram selecionados quatro trabalhos de Campo Grande, um de Dourados e um de Nova Andradina.
O evento reúne coordenadores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e da TV Escola, na troca de experiências entre os municípios, como na utilização dos laboratórios de informática em sala de aula. O acesso a tecnologia é uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PND).
A diretora do NTE, em Três Lagoas Marlucy Salim Pelisão destaca a importância do encontro como forma de divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos na rede educacional.
Saiba mais sobre os projetos que serão apresentados, conforme o NTE:
- Projetos do NTE/TL
Hipertexto: Novas perspectivas a cerca da leitura e da produção Textual
Relato de experiências de elaboração de textos descritos em hipertextos –produzido por professores em oficina no NTE de Três Lagoas em 2006/2007.
Educação Digital & Prática Docente na STE
Projeto de capacitação docente para professores de Sala de Tecnologia Educacional, com carga horária de 80h e à distância.
Destaque: utilização pedagógica dos ambientes virtuais gratuitos de interatividade, publicação de documentos e execução de atividades voltadas para a prática docente na STE.
- Projetos de Escolas jurisdicionadas ao NTE/TL
Pintores Brasileiros: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari (E. E. Afonso Francisco X. Traninn – Distrito de Arapuá/MS)
Promoção do conhecimento de obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari por meio dos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação, no conhecimento do contexto histórico e na observação dos elementos de linguagem visual nas obras de arte.
(Re) Descobrindo a poesia infantil de Vinicius de Moraes – a poesia musicada (E.E. Edwards Corrêa e Souza – Três Lagoas/MS)
Por meio das poesias da coleção “A Arca de Noé” (Vinícius de Moraes), criou-se mecanismo de aprendizagem interdisciplinar que proporcionou a aquisição do saber de forma prazerosa e agradável.