Início Notícias Sem garantias, estudantes se recusam a deixar reitoria da UFMS

Sem garantias, estudantes se recusam a deixar reitoria da UFMS

0

23/08/2008 09h16 – Atualizado em 23/08/2008 09h16

 Às vésperas das eleições para reitor, a tensão aumenta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ontem os estudantes ampliaram a ocupação da reitoria, até então restrita ao pavimento térreo, recepção e à garagem e chegaram ao andar superior. Houve túmulos e a Polícia Federal teve que ser acionada.

 

Hoje pela manhã, cerca de 80 pessoas continuam acampadas no local. Em diálogo com a PF, os estudantes disseram que não iam deixar o prédio, contudo negociaram com os policiais federais em não danificar o patrimônio público, e nem impedir a entrada dos funcionários.

 

IMPASSE

Em entrevista ao Perfil News, Ítalo Milhomem, aluno do 4º ano de jornalismo e integrante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) disse que foi apresentada uma proposta aos estudantes. Por meio de seu assessor, o reitor disse que poderia negociar um cancelamento da eleição, marcada para acontecer na segunda-feira (25), baixando resolução em Conselho Extraordinário. Mas, para isso, os estudantes teriam que desocupar o prédio.

 

A proposta foi feita verbalmente. Os acadêmicos queriam que a negociação fosse formalizada, e que fosse enviado um fax para assegurar o acordo. Contudo, o assessor disse que o reitor estava viajando e que não poderia fazer isso.

 

“Conhecemos o reitor Peró; já fazem 17 dias que estamos aqui acampados, e até hoje não houve diálogos, estamos dispostos a conversar”, disse Milhomem.

 

A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria do reitor, por três vezes,mas ninguém atendeu o telefone.

A OAB MS (Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional de Mato Grosso do Sul) disse em parecer enviado ontem que não quer intervir no processo eleitoral da instituição.

 

Na quinta-feira (21) em debate em Campo Grande, os representantes das quatro chapas que disputam a reitoria assinaram documento com pedido de adiamento das eleições por 60 dias. Os estudantes permanecem na expectativa do diálogo.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile