Início Notícias Três-lagoenses aprendem tradição artesanal de taboa e palha de buriti

Três-lagoenses aprendem tradição artesanal de taboa e palha de buriti

0

05/09/2008 07h42 – Atualizado em 05/09/2008 07h42

O primeiro passo é desfiar a matéria prima, a palha de buriti, planta típica do serrado brasileiro. Depois, é só escolher o modelo do artesanato e traçar a palha para fazer redes, baús, cestas, chapéus e bolsas.

Visando resgatar a cultura popular, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Casa do Artesão, realiza entre os dias 22 de agosto a 05 de setembro, gratuitamente, o Curso de Traçado com Taboa e Palhas de Buriti.

O curso é ministrado pela artesã Maria Rosário de Freitas, de 80 anos.

“Muitas são casadas, donas de casa, outras, são solteiras com profissão definida, todas elas tiveram interesse e dedicação pelo artesanato de taboa e palhas de buriti. No inicio, elas tem uma certa dificuldade, com o passar dos dias, as peças vão se formando, e tudo se torna fácil. Em três dias, cada uma deles já havia produzido duas peças”, ressaltou a artesã Maria Rosário. “Sou uma das artesãs mais antigas de Três Lagoas, ensinei muita gente, e sempre é gratificante para mim”, completou.

As peças confeccionadas pelas futuras artesãs já começaram a gerar renda, – parte dos artesanatos foram vendidos. Os valores variam de R$ 10 à R$ 100.

O Curso de Traçado com Taboa e Palhas de Buriti atendeu quase 30 mulheres, de 20 a 60 anos e será encerrado nesta sexta-feira (05), na Casa do Artesão, situado à Avenida Antônio Trajano, nº 563 – Centro.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile