18 C
Três Lagoas
quinta-feira, 23 de maio de 2024

VCP entra para o índice Dow Jones de sustentabilidade

05/09/2008 10h21 – Atualizado em 05/09/2008 10h21

A VCP, empresa do setor de celulose e papel do Grupo Votorantim, é a mais recente companhia brasileira a figurar no índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), que reúne ações das maiores empresas do mundo consideradas as melhores em relação ao desempenho econômico, boas práticas ambientais e sociais.

A VCP torna-se a oitava empresa brasileira a compor o índice e é a única nova integrante do País entre 35 convidadas a participar da iniciativa em 2008. Participante pela primeira vez do processo seletivo, a VCP passa a integrar o setor Papel e Florestas, dentro do segmento Materiais Básicos, ao lado da Aracruz.

“Ser a única companhia brasileira que estréia no índice deste ano é um reconhecimento por uma instituição internacional, dos esforços da VCP na criação de valor econômico aliado às melhores práticas sociais e ambientais”, afirma Valdir Roque, diretor de Finanças e Relações com Investidores da VCP.

A avaliação das empresas é feita pela consultoria suíça SAM Group, através da combinação de um questionário dissertativo, cujas respostas devem ser suportadas com documentos de comprovação, e complementado por uma análise com base na mídia e stakeholders, de modo a avaliar o desempenho econômico, ambiental e social de cada companhia.

A VCP, com 20 anos de fundação, tem uma operação integrada que inclui desde a produção de madeira em florestas plantadas passando pela produção de celulose e papel, até a distribuição de produtos ao consumidor final. A produção ecoeficiente e sustentável tem sido uma meta constante da companhia, juntamente com o objetivo de alcançar uma posição de relevância mundial em celulose, com tecnologias avançadas e custos competitivos.

Para a VCP, sustentabilidade envolve criação de valor com públicos estratégicos. Algumas ações que destacam-se nesta linha são a construção de relações e disseminação de valores entre os stakeholders, o conceito de Ecoeficiência para o consumo de insumos em níveis abaixo da média mundial na produção de celulose e papel, o programa Poupança Florestal de plantio de eucalipto por produtores rurais visando à inclusão social, entre outros.

A companhia tornou-se referência internacional no uso de água para produção de celulose e, mais recentemente, um estudo inédito do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) destacou o programa Poupança Florestal da VCP como um exemplo de combate à pobreza e contribuição para o desenvolvimento humano.

Todas as práticas estão alinhadas ao compromisso da empresa com o Pacto Global. Desde 2007 a VCP é signatária desta iniciativa da ONU e desenvolve uma série de ações ligadas aos temas: direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Isto significa um compromisso real da empresa com ações responsáveis.

Sobre o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI)

Lançado em 1999, a avaliação do DJSI é conduzida por uma consultoria suíça independente especializada em mercado de capitais, a SAM Group. Para esta 10ª edição foram selecionadas as 2.545 maiores empresas do mundo. O processo de seleção é segmentado por setor, com abordagem “best in class”, na qual apenas 10% das empresas de cada área entram para o índice.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.