Início Notícias Doutor em economia realiza palestra na Semana Econômica do SICREDI

Doutor em economia realiza palestra na Semana Econômica do SICREDI

0

11/09/2008 14h37 – Atualizado em 11/09/2008 14h37

Está sendo realizado durante esta semana em Três Lagoas, a Semana Econômica do SICREDI (Sistema de Crédito Cooperativo). Na noite desta quarta-feira (10) no prédio da Associação Comercial e Industrial o SICRED realizou uma palestra abordando vários temas econômicos nacionais e internacionais.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Alexandre Englert Barbosa economista do Banco Cooperativo SICREDI S/A. Alexandre é economista com formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Economia, com ênfase em Economia Internacional, e Doutor em Economia, com ênfase em Econometria, também pela UFRGS.

Englert tem como experiência profissional trabalhos em consultoria econômica em várias entidades empresariais gaúchas, como a Federação do Comércio e Serviços (FEDERASUL) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS),Alexandre ainda é Conselheiro do Conselho Regional de Economia do RS, professor da Faculdade de Integração de Ensino Superior do RS.

Alexandre foi convidado pelos governos dos EUA e do Japão, em 2004, para visitar as principais instituições econômicas de ambos os países. Atualmente, exerce a função de Economista Sênior do Banco Cooperativo SICREDI S/A.

Em sua palestra, Alexandre tratou de pautas como:

• Inflação nacional e mundial

• Crescimento econômico mundial com foco na economia brasileira

• Crise econômica a qual o Brasil vem passando atualmente

• Taxas de câmbio

• PIB – Produto Interno Bruto do Brasil

• Desenvolvimento sustentável

• A vulnerabilidade econômica do Brasil

• O reflexo da inflação na política atual

O palestrante enumerou vários pontos que segundo sua ótica seria de grande importância para o desenvolvimento sustentável do país. Os principais pontos seriam um maior investimento na educação, mais investimentos sólidos do governo, investir em ferrovias para o escoamento de produção, uma maior integração econômica tendo como objetivos acordos para o rompimento de barreiras comerciais e a tão esperada reforma previdenciária.

A palestra durou aproximadamente uma hora e meia, e logo após foi oferecido aos convidados um coquetel com vários aperitivos e bebidas.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile