Início Notícias Polícia Federal prende invasor de terras da União

Polícia Federal prende invasor de terras da União

0

11/09/2008 09h09 – Atualizado em 11/09/2008 09h09

A Polícia Federal de Três Lagoas prendeu na última terça-feira (9) durante uma operação para cumprimento de mandados de reintegração de posse da Justiça Federal, Alexsandro da Costa Vasconcelos, um dos invasores das terras da União Federal.

De acordo com a PF, Vasconcelos possui três passagens pelos crimes de tráfico de drogas e duas por agressão. O invasor foi autuado em flagrante por desobediência a ordem judicial (Art.330 do Código Penal), resistência à prisão (Art.329) e invasão de terras da União (Art.20 da Lei nº 4.947/66).

Em nota, a Polícia Federal informou que ao contrário do que se diz, nessas invasões não existem somente trabalhadores, mas também criminosos que se infiltraram em movimentos sociais, ameaçando a segurança da população e dificultando o trabalho da polícia.

Conforme a polícia há suspeita de que a invasão tenha sido incentivada e organizada por políticos com fins eleitoreiros, uma vez que as terras da União, Estados e Municípios, por determinação da Constituição Federal, jamais podem ser usucapiadas independente do tempo de ocupação dos invasores.

Para a PF, tais suspeitas fundam-se no fato de que Vasconcelos, mesmo estando  acompanhado de um advogado, compareceu na Delegacia da Polícia Federal. No momento das autuações em flagrante, uma pessoa dizendo ser político teria perguntado para os policiais qual seria o valor da fiança.

Segundo consta na nota, após saber que a fiança havia sido arbitrada em 15 salários mínimos, o equivalente a R$ 6.225, o político que não se identificou teria respondido aos policiais de forma arrogante e irônica-  ‘só isso? É pouco!’

Outro fato que deixou evidente para a Polícia Federal que a invasão foi incentivada e organizada por políticos com fins eleitoreiros foi a notificação de um desses políticos que estava no local da invasão e assumia a posição de liderança, dias antes da operação da PF realizada na terça-feira.

Na ocasião, um Oficial de Justiça Federal notificou o político que se a área não fosse desocupada, haveria a imposição por parte da Justiça Federal de multa diária no valor de R$ 5.000 sendo que após tal notificação, parte dos invasores abandonaram as terras invadidas.

Para a polícia, o fato comprova que o político realmente organizou e comandou tais invasões, tanto que tem poder de mando sobre a massa de invasores.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile