16.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de junho de 2024

Semana de História apresenta exposição de objetos antigos

12/09/2008 16h22 – Atualizado em 12/09/2008 16h22

Uma vitrola da década de 60, um ferro de passar à brasa, máquina fotográfica antiga, arco de pua (antiga ferramenta manual para fazer furos em madeira), lamparinas, utensílios de pesca, e utensílios que compõe uma cozinha de antigamente. Esses são alguns dos objetos apresentados em duas mostras educativas em Três Lagoas.

 

As exposições “Nossas histórias, algumas memórias e certos olhares”, “Práticas de Ensino: construções de materiais para o ensino de História” fazem parte da programação da XI Semana de História, organizada pela graduação do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e foram reunidas em um mesmo lugar, a sala do curso de História na unidade I.

 

A primeira exposição é uma coleta de materiais de várias pessoas da região. São objetos antigos, utilizados pelas avós no passado, como colchas de retalhos, tecidos e outros, além daqueles que formam o visual de uma cozinha antiga, dentre outros materiais usados por pescadores.

 

Algumas peças são doações e/ou empréstimos de moradores de Andradina (SP) e outras pertencentes ao Núcleo de Documentação Histórica “Honório de Souza Carneiro”, do curso de História.

 

Uma das peças mais antigas é um rádio e uma vitrola da década de 60, emprestado por uma senhora. Além de utensílios utilizados por pescadores da região, que reforçam a identidade destes povos, a mostra traz  fotografias de duas aldeias indígenas da região de Nioaque: Cabeceia e Brejão, produzidas pelo acadêmico Gabriel Ulian. Ao todo são 18 fotos que retratam recortes do cotidiano desses povos, o estilo arquitetônico, a cozinha, e espaços de sociabilidade. As fotografias foram retiradas durante o período do Carnaval e das Férias.

 

“A exposição busca provocar uma volta ao passado, na memória que se constrói na história”, destacou a acadêmica Juliana da Paz.

 

São responsáveis pela mostra, os estudantes Juliana da Paz, Cássio Queiroz, Gabriel Ulian e os colaboradores Giovani José da Silva e Leonardo Irazzi.

 

A outra exposição “Práticas de Ensino: construções de materiais para o ensino de História” é resultado de trabalhos desenvolvidos por estudantes do 4º ano de História e mostram algumas possibilidades pedagógicas no desenvolvimento de materiais didáticos diversos como charges, jornais, revistas. “Essa abordagem tem o objetivo de levar a História para dentro da casa dos alunos, de uma forma simples; a facilitar o diálogo com os professores”, destaca a estudante Juliana Paz.  A mostra é organizada pela professora Isabel Camilo Camargo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.