Início Notícias Debate eleitoral esquenta campanha política em Bataguassu

Debate eleitoral esquenta campanha política em Bataguassu

0

19/09/2008 12h01 – Atualizado em 19/09/2008 12h01

Fernando Gonçalves

Na noite de quinta-feira foi realizado o primeiro e único debate com os candidatos a prefeito da cidade de Bataguassu. O evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural local. Estavam presentes os candidatos, João Carlos Aquino Lemes, (PT) da coligação ‘Juntos construiremos mais’, atual prefeito da cidade e candidato a reeleição, e Pedro Arlei Caravina (PSDB), da coligação ‘Trabalho, transparência e respeito’. Realizando a mediação do debate, Luiz Carlos Galindo Júnior, presidente da 19ª Subseção da OAB. 

REGRAS 

Dentro do local do debate foi permitida apenas a entrada de sessenta pessoas convidadas entre elas vereadores, imprensa e convidados. Fora do prédio, foi instalado um telão com som para que as pessoas pudessem acompanhar o evento.

O debate foi dividido em quatro blocos, no primeiro cada candidato teve três minutos para se apresentarem para os convidados e imprensa.

No segundo bloco, cada candidato teve o direito a realizar três perguntas diretas um para o outro com um minuto para a formulação da mesma, três minutos para a resposta, um minuto para replica e um minuto para treplica.

No terceiro bloco o os em forma de perguntas escritas onde o mediador realizou sorteio de cinco perguntas para cada candidato.

No quarto bloco os candidatos realizaram as suas considerações finais e agradeceram aos participantes. 

ATAQUES E ACUSAÇÕES 

O debate foi realizado de forma ‘quente’ por parte dos candidatos, com muitos ataques verbais, João Carlos, inicia a rodada de perguntas diretas com o tema Saúde, Caravina, todo tempo mostrou-se inseguro, respondendo a pergunta com acusações sem fundamentação ao candidato João Carlos.

Por sua vez, o candidato petista mostrou o tempo todo estar no controle da situação, mantendo a calma nas respostas e desferindo perguntas de cunho administrativo ao candidato Caravina, que por sua vez hesitava em respondê-las, e quando fazia, não conseguia se expressar com objetividade.

Enquanto o debate acontecia na parte de dentro do auditório, do lado de fora uma verdadeira multidão de cabos eleitorais e simpatizantes de ambos os candidatos se manifestavam com muita alegria e festa a cada resposta dos debatedores. Segundo a Polícia Militar havia no local, cerca de aproximadamente 700 pessoas estavam do lado de fora acompanhando pelo telão. 

TEMAS 

Os temas mais abordados no debate foram saúde, corrupção, arrecadação de verbas públicas, projetos de assistência social e incentivo ao jovem e adolescente.

Durante o debate o candidato Caravina mostrou-se inseguro por várias vezes, principalmente em não responder diretamente às perguntas do seu oponente João, e quando fazia, acusava-o de corrupção.

No terceiro bloco voltado às perguntas do público, João Carlos começa respondendo. A pergunta é sobre o motivo pelo qual ele quer se reeleger prefeito de Bataguassu? Ele respondeu que a maior motivação é que ele tem toda uma história de gerações de sua família na cidade, e que isso faz com que ele conheça a fundo as pessoas da cidade assim como as suas reais necessidades.

A pergunta voltada ao candidato Caravina foi sobre projetos para o incentivo a criação de áreas de lazer para os jovens. Caravina diz que pretendo realizar vários projetos para os adolescentes, como praças com múltiplas funções de lazer, e a implantação da Guarda Mirim para o incentivo ao primeiro emprego dos jovens da cidade.

Ainda neste bloco foram abordados temas relacionados à construção de creches; problemas relacionados a consultas médicas, principalmente nos postos de saúde de competência do município. Incentivo a educação, esgoto municipal e pavimentação asfáltica, foram outros assuntos abordados. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

No último bloco voltado às considerações finais de cada candidato, quem inicia com a sua argüição é o candidato João, que faz uso de seus três minutos lendo uma lista de feitos realizados durante o seu mandato, e finaliza dizendo que precisaria de pelo menos mais meia hora para fazê-lo. Na realidade, o candidato do Partido dos Trabalhadores aproveitou a oportunidade para fazer uma prestação de contas de sua administração.

Por sua vez, o candidato tucano agradece a presença de todos e pediu mais uma vez que a população confie nele dando-lhe uma oportunidade para administrar a cidade e que seu lema principal caso ganhe é transparência na administração publica. 

CARREATA 

Ao término do debate às 22 horas, ao sair do salão principal, o candidato João, foi ovacionado pelos seus mais de 400 simpatizantes. Ele foi levantado nos ombros de seus companheiros e levado a uma carreata de mais de três quarteirões. Nesse trajeto, a comitiva do candidato foi seguido por muita gente que gritava seu nome e o abraçava a todo momento.

Já o candidato Caravina saiu tranquilamente do prédio, falou com seus simpatizantes, aproximadamente trinta pessoas e foi embora. 

BALANÇO 

O debate foi realizado de forma muito coerente pelos organizadores e conduzido de maneira exemplar por Luiz Carlos Galindo Júnior, presidente da 19ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul,que disse à reportagem que o evento foi de fundamental importância para a consolidação da democracia e fortalecimento do processo eleitoral brasileiro.

Em Três Lagoas o site Perfil News estará realizando neste sábado (20) no salão de eventos do Hotel OT, às 9h, o segundo debate político envolvendo os candidatos a prefeito da cidade. Todo o evento será transmitido ao vivo pelos sites, www.perfilnews.com.br e www.hojems.com.br.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile