09/08/2010 11h13 – Atualizado em 09/08/2010 11h13
Por Luiz Henrique Coelho
A Seleção Brasileira voltou aos treinos no último domingo (8). Mais de um mês após a derrota por 2×1 para a Holanda nas quartas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul, o Brasil se prepara para enfrentar os Estados Unidos no próximo dia 10. Muita coisa mudou nesse período, técnico, jogadores e relação com a imprensa.
O Brasil chegou a Copa da África como um dos principais favoritos ao título e sob o comando do técnico Dunga. O treinador era muito contestado e a eliminação no mundial culminou em sua demissão poucos dias após a derrota para a Holanda.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi atrás de um novo treinador para chefiar a equipe na campanha que tem como objetivo conquistar a Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Muricy Ramalho foi à primeira opção, mas por motivos contratuais com o Fluminense, não assumiu o cargo. Com isso Mano Menezes, então técnico do Corinthians foi chamado e aceitou o desafio com apoio total da direção do clube com o qual ainda tinha contrato.
Em seu primeiro dia a frente da seleção, Mano fez sua primeira convocação, somente quatro dos vinte e três jogadores que estavam na Copa foram convocados, são eles: Daniel Alves, Robinho, Ramires e Thiago Silva. Outros sete atletas tiveram seus nomes relacionados pela primeira vez.
Outra responsabilidade do no técnico do Brasil é recuperar mudar a relação com a imprensa. Dunga não tinha um bom convívio com os jornalistas o que por vezes ocasionou alguns problemas, discussões e criticas. Muitas coisas ficavam escondidas, como a real condição física de Kaká. A comissão técnica da seleção dizia que o jogador estava 100% enquanto o jogador apresentava dificuldades em jogar. Na última semana o craque do Real Madrid foi operado e o médico do clube disse que ele disputou o mundial sem condições.
No último domingo parte da seleção fez o primeiro treino sob o comando de Mano. Alguns jogadores que defenderam suas equipes no último final de semana se juntarão ao grupo somente nesta segunda. O partida contra os americanos será disputada no Meadowlans Sports Complex recém inaugurado, que custou aproximada mente R$ 3 bilhões para ser construído em Nova Jersey.
Jogadores convocados:
Alexandre Pato
André
André Santos
Carlos Eduardo
Daniel Alves
David Luis
Diego Tardelli
Ederson (Lyon)
Ganso
Henrique
Hernanes
Jefferson
Jucilei
Lucas
Marcelo
Neymar
Rafael
Ramires
Renan
Rever
Robinho
Sandro
Thiago Silva
Victor
Foto: Divulgação




