17/08/2010 15h17 – Atualizado em 17/08/2010 15h17
Por Luiz Henrique Coelho
Alex Ortiz voltou a conquistar medalhas, no último final de semana o atleta de Três Lagoas conquistou um ouro e uma prata na Copa São Paulo. O torneio de Kickboxing, foi primeiro disputado pelo atleta, desde 18 de abril, quando sofreu uma fratura na mão direita durante o 3º Open de Lutas, realizado em Água Clara.
Durante o tempo que ficou sem poder lutar, Ortiz não deixou os treinamentos de lado. Logo após ser liberado para realizar exercícios, sem utilizar a mão machucada, o lutador tratou de manter os treinamentos. “Intensifiquei os treinamentos aeróbicos, para estar pronto na hora de voltar, mas sempre tomando muito cuidado com a mão machucada”.
A disputa da Copa São Paulo aconteceu poucos dias após a o lutador tirar o Gesso, por esse motivo foi necessário mudar um pouco o “estilo” de luta. “Usei mais chutes e não dei golpes com a mão direita. Tomei muito cuidado para que os adversários não acertassem a mão que tinha machucado”.
O atleta também relatou que vestir a luvas causou um certo desconforto e tomou cuidado para que os adversários não soubessem da lesão pois a mão poderia se tornar um alvo. Apesar de já estar preparado para competir, Ortiz sabe que para a voltar ao “normal” será necessário um tempo maior de recuperação. “Durante esse tempo não usei minha mão para nada, fiz tudo com a mão esquerda”.
Fora de competições importantes:
Durante o período de recuperação o lutador ficou de fora de importantes competições. A fratura ocorreu durante preparação para a Copa do Mundo, competição desde o momento em que se lesionou, sabia que não poderia participar, mas mantinha a esperança de estar presente no Brasileiro.
Acompanhar o mundial sem poder participar foi difícil para o atleta. A competição que reuiniu vários dos principais lutadores do mundo teve como sede o Brasil. Como todo o esportista, Ortiz gostaria de conquistar o mundo diante da torcida de seu país.
Os exames mostraram que a contusão era mais séria do que se esperava com isso Ortiz não pode participar do nacional realizado em Embu das Artes (SP), competição da qual já foi campeão algumas vezes.
Copa São Paulo:
A competição, que foi disputada em São Paulo, contou com a participação de 300 atletas que brigavam pelo título do torneio e por vagas na Copa Brasil. Os melhores do estado estavam presentes.
Para competir foi necessário utilizar os dezessete anos de experiência no esporte. Na categoria Semi Contact, o três-lagoense venceu seus dois primeiros combates, mas na decisão foi superado por Carlos Eduardo Rocha. Com esse resultado conquistou a medalha de prata.
Na disputa pela categoria Light Contact, mas três lutas, Ortiz venceu as duas primeiras e na decisão o adversário era o mesmo com que havia lutado na decisão da Semi Contact. Já readaptado as lutas após o longo período e acostumado a lutar sem utilizar a mão direita, Alex venceu o seu oponente o ficou com o ouro.
As duas medalhas garantiram o atleta na disputa da Copa Brasil, onde irá tentar mais um título, já que foi campeão no ano passado, diante dos melhores do país. Antes do torneio ele ira realizar novas consultas com o médico Ibsen Arsioli Pinho, para saber como está a mão após a primeira competição e continuará realizando fisioterapia.




