08/09/2010 17h04 – Atualizado em 08/09/2010 17h04
Por Luiz Henrique Coelho
O Mundial de Body Building ou Fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, será disputado no mês de Dezembro na Turquia. Participarão do torneio os melhores competidores de mundo, que passara por várias eliminatórias. Entre eles estará um representante de Três Lagoas, Amado Moura, que tem 47 anos de idade. Atleta que já tem mais de 18 anos de experiência no esporte, vai para a disputa com esperanças de conquistar o primeiro lugar.
O mundial é disputado todos os anos e reúne os atletas campeões de seus continentes. A competição e dividida em três etapas. Na primeira são escolhidos os seis melhores atletas que seguem para as prévias onde três são classificados para as finais. Para se chegar a essa decisão os árbitros analisam a massa muscular, a definição e a proporção.
Para garantir pela quarta vez uma vaga no mundial, Amado Moura conquistou o título brasileiro em São Paulo, o que lhe rendeu uma vaga no 36º Sul-americano, disputado em Santiago, capital do Chile. O evento que reuniu mais de 220 atletas de 11 países, dentre eles 29 brasileiros. O três-lagoense foi o campeão da categoria Culturismo Clássico + 1,80.
“A preparação para uma competição deve começar com pelo menos três meses de antecedência e é dividida em duas partes off e pre contest. A primeira serve para aumentar o tamanho, para ganhar mais músculo e a segunda é para deixar o músculo mais visível”, falou Amado sobre a preparação.
Outro fator de extrema importância é a alimentação para se manter a forma e principalmente o treinamento para se competir em alto nível neste esporte, o atleta não de seguir uma dieta muito rígida. “Para a disputa do Sul-americano, minha alimentação estava baseada em Filé de Franco com Batata. Todo dia comia isso. Ás vezes um pouco de arroz e sempre muitas vitaminas, para conseguir manter o ritmo de treinamento para competir”.
A fim de melhorar seu desempenho, principalmente nas competições internacionais, Amado mudou de categoria no Body Building. O atleta que participou do mundial disputado na Polônia, no final de 2009, entre os atletas com mais de 90 kg, começou e mantém uma dieta desde o início de 2010 para disputar a categoria Culturismo Clássico + 1,80.
“Conversando com umas pessoas cheguei à conclusão de mudar de categoria. Na outra eu levava uma certa desvantagem, pois alguns competidores eram bem mais pesados e com isso a diferença de massa muscular também era maior. E desde de janeiro estou em dieta para me manter no com 89,5 kg que estou hoje”, falou Moura.
Antes de cada competição os atletas participantes passam por uma pesagem. Dependendo da quantidade de body builders esse procedimento pode ser realizado um dia antes do torneio ou até poucos minutos antes do início da disputa.
O esporte visto como masculino, agora conta com muitas mulheres. O preconceito com essa modalidade está diminuindo a ponto de o número de homens competindo, ter sido superado pelo de atletas femininos. “Nesse Sul-americano foi à primeira vez que participei de um torneio que tivesse mais mulheres do que homens”, falou um dos campeões da competição.
Uma das maiores dificuldades que os atletas deste esporte enfrentam no Brasil é a falta de apoio. Amado Moura falou não contou com patrocinadores para a disputa do Sul-americano e busca parceiros para o mundial. “A partir do momento que chegamos a cidade onde a competição será disputada a federação organizadora, no caso do mundial a International Federation Body Building (IFBB), cuida de tudo. Nos torneios internacionais os atletas ficam acomodados em hotéis cinco estrelas”.




