Início Notícias Vereador Nuna Viana assume presidência prometendo união

Vereador Nuna Viana assume presidência prometendo união

0

03/01/2011 09h40 – Atualizado em 03/01/2011 09h40

Novo presidente da Mesa Diretora vai comandar o legislativo no Biênio 2011/2012

O plenário ficou literalmente lotado dos familiares, amigos e assessores dos vereadores empossados

Ricardo Ojeda com informações Ana Barbosa (AC)

O vereador Jurandir da Cunha Viana, conhecido como Professor Nuna (PMDB), assumiu a presidência da Câmara de Três Lagoas na noite de Sábado, dia 1º. Ele comandará a Mesa Diretora no Biênio 2011/2012.

A Sessão Solene foi prestigiada pelas lideranças políticas e a sociedade local. O plenário ficou literalmente lotado dos familiares, amigos e assessores dos vereadores empossados também prestigiaram o evento.
A sessão teve a presença da prefeita da prefeita Márcia Moura, do deputado estadual Eduardo Rocha, do comandante da 2ª Cia de Infantaria, major Sérgio Oliveira, do representante da FIEMS, José Paulo Rímoli, do capitão Paulo Paulo Ribeiro dos Santos, representando o comandante do 2º BPM, major Wilson Monari, além dos vereadores Jorginho do Gás (PSDB), Idevaldo Claudino (PT), Marisa Rocha (PSB), Vera Helena (PMDB) e Ângelo Guerreiro (PDT).

A sessão Solene foi presidida pelo, Antonio Luis Teixeira Empke Junior, (vereador Tonhão- PPS), então vice-presidente, já que o ex-presidente Fernando Milan(PMDB) não compareceu à sessão, pois estava em viagem.

DISCURSOS

O vereador Ângelo Guerreiro (PDT), ao discursar, disse que não apoiou a chapa vencedora, mas frisou que a disputa acabou no momento que terminou a eleição.

Por sua vez, o vereador petista, Idevaldo Claudino, único da oposição que apoiou a chapa, disse que dará apoio aos projetos da prefeitura que estejam de acordo com o desenvolvimento do município.

Jorginho do Gás, primeiro-vice-presidente empossado, disse acreditar que 2011 será ainda melhor que 2010, ressaltando as qualidades de aglutinar do novo presidente e o trabalho que a Câmara vem desenvolvendo. “Teremos, ao nosso lado, o governador Puccinelli, a vice-governadora Simone Tebet, o deputado Eduardo Rocha, a prefeita Márcia Moura e esta Casa unida para aprovarmos os projetos que vão alavancar a cidade”, avaliou.

CURRÍCULO

Professor de educação física e graduado em Administração, o vereador Jurandir da Cunha Viana Júnior, o professor Nuna Viana, tem 52 anos e foi diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, na primeira administração de Simone Tebet. Foi eleito, em 2008, com 1.699 votos para seu primeiro mandato. Nos dois primeiros anos, presidiu a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara, foi um dos recordistas de atendimento de cidadãos em seu gabinete e também autor de diversos projetos de lei aprovados pelo plenário, alguns já em funcionamento, como o Projeto Bombeiros do Amanhã,o Prêmio Ecologia e Ambientalismo e selo conferido a empresas que adotam responsabilidade social, entre outros.

Encabeçando chapa única, Nuna foi eleito novo presidente da Câmara, ficando responsável pela ordenação das despesas do Legislativo e pela administração da Casa.

Já a vereadora Vera Helena frisou a importância da sua agremiação partidária, o PMDB, no processo de desenvolvimento local e também depositou seu apoio em prol das parcerias e união para dar continuidade ao trabalho.
No mesmo sentido foi o discurso do segundo-vice-presidente da Mesa, vereador Tonhão. “Abri mão do meu sonho de ser presidente da Câmara pelo coletivo, pensando em um futuro mais próspero. Com apoio do governador, da vice, de dois senadores e do nosso deputado, nós dez estaremos unidos em um só objetivo, independente de partido ou ideologia, que é o bem-estar da nossa sociedade”, disse, desejando que todos tenham, em 2011, “um bom espírito público no coração”.

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) também manifestou a certeza de que a atuação dos vereadores será de responsabilidade pelo bem do município. “Esta Casa nunca falhou com a Simone e com Três Lagoas e tenho certeza que será fiel com a prefeita Márcia Moura, que andará junto para que seja a prefeita com maior apoio político da história de Três Lagoas”, afirmou. Eduardo ainda disse que o mandato da prefeita começa efetivamente neste ano, com orçamento e cronograma de trabalhos próprios.

A prefeita Márcia Moura usou sua fala para agradecer a participação dos vereadores junto ao Executivo e para pedir apoio quanto à aprovação do orçamento de 2011. Segundo a prefeita, a lei orçamentária propõe um planejamento “adequado, responsável e bem organizado” para Três Lagoas, o que justifica sua aprovação pelos parlamentares.

De acordo com Márcia, ela terá humildade para ouvir críticas, sugestões e elogios dos vereadores. “Eu sei o valor de um vereador, conheço a caminhada e a representatividade que têm. Por isso, serei humilde em ouvir a Câmara, que espero seja assídua e atuante”, discursou a prefeita.

EMOÇÃO

Durante sua posse, muito emocionado Nuna Viana chamou os colegas a dirigirem a Câmara Municipal com ele, ressaltando o tom de união. “Todos vocês serão presidentes junto comigo”, prometeu no sentido de fazer uma administração coesa. “Coloquei minha candidatura nas mãos de Deus e Ele guiará os nossos passou”, afirmou. Nuna ainda garantiu apoio aos projetos que priorizarem o desenvolvimento.

Como primeiro ato oficial de sua gestão, o presidente convocou sessão extraordinária para a próxima terça-feira (4), às 14h, ocasião em que os vereadores apreciarão,em segunda votação, o orçamento municipal para o corrente ano.

METAS

Entre as metas da presidência, Nuna Viana destacou que terá que construir e mobiliar sete novos gabinetes e mais salas para reuniões de bancadas partidárias, já que a Câmara conta com apenas dez gabinetes, número insuficiente para abrigar os 17 vereadores que serão eleitos na próxima legislatura.

Além disso, o presidente assumiu compromisso de realizar novo concurso público para provimento de cargos no Legislativo, até o final do biênio, cumprindo com a moralidade do emprego em órgãos públicos. Em 95 anos de existência, a Casa teve apenas um concurso, em 2005. “Ainda estamos elaborando um plano de cargos, carreiras e salários da Câmara, já contando com as necessidades de 17 vereadores e, assim que estiver pronto, saberemos quantas vagas serão abertas e para quais setores.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Na área trabalhista, além do plano para regularizar as carreiras, Nuna afirmou que pretende valorizar o servidor com a capacitação, criando a Escola do Legislativo. “Além de estarem mais preparados para atender nossa população e para apoiar o trabalho dos vereadores, acredito que bem preparados,os nossos funcionários estejam mais satisfeitos e motivados”, afirmou.

Com a revelada intenção de fazer “uma Câmara para todos”, o novo presidente disse que está entre seus projetos a abertura de cursos e atendimentos destinados à população, de acordo com as permissões legais e o Tribunal de Contas.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile