Início Notícias Geral Novo estudo aponta para produção maior da safra de soja

Novo estudo aponta para produção maior da safra de soja

0

10/03/2011 08h12 – Atualizado em 10/03/2011 08h12

A AgRural recorda que, no momento, as atenções estão voltadas para o excesso de chuvas, que embora não tenha causado grandes perdas, já preocupa os produtores

Luciana Navarro

Um novo levantamento sobre a produção de soja divulgado pela agência AgRural, mostra que a produção brasileira do grão deve chegar a 71,6 milhões de toneladas na safra 2010/2011, volume 4,2% superior ao registrado na safra passada.

Além da elevação do potencial produtivo das lavouras brasileiras, agora estimado em 2,9 toneladas por hectare (equivalente a 49,5 sacas por hectare), o aumento na produção contou também com um leve incremento de 1,8% na área plantada, informa o estudo.

A AgRural recorda que, no momento, as atenções estão voltadas para o excesso de chuvas, que embora não tenha causado grandes perdas, já preocupa os produtores.

Em relação à produção o destaque foi, mais uma vez, o Rio Grande do Sul, que passou de 9,84 milhões de toneladas esperados na estimativa de janeiro para 10,25 milhões, volume que supera os 10,22 milhões de toneladas do ciclo 09/10. No fim das contas este volume pode ser ainda maior, dependendo das condições das lavouras cuja produtividade ainda não foi definida.

No Paraná, Mato Grosso e Goiás, os reportes de produtividade continuam em linha com a estimativa de janeiro. Já nas regiões Norte e Nordeste do país, embora pouco tenha sido colhido até o momento, os primeiros reportes de produtividade são bons, e as condições das lavouras são consideradas excelentes.

MS PREJUDICADO

Diferentemente de outros estados em que o tempo vem ajudando na colheita da atual safra de soja, Mato Grosso do Sul deverá registrar uma perda de ao menos 30% na produção do grão, em função das chuvas dos últimos dias.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile