15.3 C
Três Lagoas
domingo, 6 de julho de 2025

Usina de Ilha Solteira terá construção de eclusa

31/03/2011 11h21 – Atualizado em 31/03/2011 11h21

Construção de eclusa de Ilha Solteira entra no PAC a pedido do prefeito

A proposta para construção de eclusa em Ilha Solteira vem sendo solicitada desde o início desse exercício administrativo municipal quando, a pedido do prefeito, o engenheiro Jair Longo elaborou um relatório com fotos e documentos comprovando que a eclusa já havia sido projetada pela Companhia Energética de São Paulo

Jornal Impacto On-line

O secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos em audiência com o prefeito Edson Gomes em Brasília, anunciou que a construção de uma eclusa na usina de Ilha Solteira deverá estar sendo inclusa no PAC- Programa de Aceleração do Crescimento porque está ligada à uma matriz de transporte que precisa ser incentivado e estimulado assim como as ferrovias: a hidrovia.

O prefeito Edson Gomes disse que ficou emocionado com a recepção que teve de Passos, que também já foi ministro dos Transportes no governo Lula e demonstrou “grande conhecimento da realidade hidroviária do Rio Paraná”.

A proposta para construção de eclusa em Ilha Solteira vem sendo solicitada desde o início desse exercício administrativo municipal quando, a pedido do prefeito, o engenheiro Jair Longo elaborou um relatório com fotos e documentos comprovando que a eclusa já havia sido projetada pela Companhia Energética de São Paulo.

A chamada “cabeça” da eclusa na parte à montante da barragem já está pronta, assim como o canal de concreto na tarde do aterro. Segundo os engenheiros, o custo a obra é elevado porque exigirá obras de escavações numa região de composição rochosa.

No entanto, para o prefeito a eclusa vai reduzir em mais de 5 horas a viagem para o sul do país ou região do Prata e possibilitar uma maior exploração turística no rio Paraná. As eclusagens também contribuem para transportar pequenos cardumes de peixes que ficam retidos na piracema, combatendo de certa forma o desequilíbrio ecológico.

Na usina de Jupiá existe uma eclusa que funciona precariamente porque para a passagem de qualquer embarcação, fica interrompido por até uma hora, o trânsito de veículos que é feito sobre a barragem. Nesse ponto, a ligação dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul que se faz pela Rodovia Marechal Rondon tem movimento diário superior a 10 mil veículos.

A Companhia Energética de São Paulo abandonou a idéia da eclusa em Ilha Solteira depois da construção do canal de Pereira Barreto que ligou o lado de Ilha Solteira ao da usina de Três Irmãos. Para chegar ao rio Paraná as embarcações precisam, ir até Pereira Barreto e navegar pelo menos mais 80 quilômetros. Em Três Irmãos está uma das mais elevadas barragens do Estado de São Paulo, com duas etapas de eclusagem até chegar à parte baixa onde se navega pelo rio Paraná.

A eclusa de Ilha Solteira, segundo o prefeito vai acabar com essa complicação para quem deseja seguir viagem par ao sul. Além disso, Edson Gomes aposta na construção de um porto para transbordos de cargas que poderão seguir em trens da Ferrovia Norte-Sul em construção e que já chegou a Estrela D’Oeste. O prefeito de Ilha Solteira já viajou até para o Rio de Janeiro onde pleiteia o traçado da ferrovia passando pelo seu município, integrado às construções da eclusa e do porto.

O diretor municipal de Obras Jair Longo e o líder da Prefeitura na Câmara vereador Washington Cestari devem viajar para a Capital essa semana para manter contato com Casemiro Tércio, técnico do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, onde serão providenciadas documentos mais detalhados sobre os projetos que já foram realizados para construção da eclusa em Ilha Solteira. Estima-se que a obra tenha custos superiores a R$ 30 milhões.

A construção da eclusa deve entrar nas obras do PAC, e foram solicitadas pelo prefeito
Foto: Impacto On-line

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.