25.2 C
Três Lagoas
sábado, 15 de junho de 2024

Simpósio capacita técnicos das Unidades Educacionais de Internação de MS

09/08/2011 06h57 – Atualizado em 09/08/2011 06h57

Notícias.MS

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Superintendência de Assistência Sócioeducativa (SAS) deu início na tarde desta segunda-feira (8) ao I Simpósio de Analistas de Ações Socioeducativas de Mato Grosso do Sul. O evento, que terá continuidade amanhã e quarta-feira, na Escola Superior de Controle Externo (Escoex), do Tribunal de Contas do Estado, comemora os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O I Simpósio é resultado de uma parceria entre a Sejusp a Secretaria de Estado de Educação (SED), tem como objetivo a capacitação dos profissionais da área técnica das Unidades Socioeducativas subordinadas à SAS. “O objetivo é qualificar o atendimento destinado aos adolescentes em conflito com a Lei em Mato Grosso do Sul. O projeto é fruto de um investimento maciço em todas as unidades, que agora direcionamos para os nossos servidores, resultando na melhoria do atendimento ao adolescente”, disse o coronel Hilton Villasanti Romero, superintendente de ações socioeducativas.

Durante a abertura do I Simpósio, foi lançado o “Projeto Tosco”, que será abordado nas Unidades Socioeducativas de Mato Grosso do Sul. O projeto tem como objetivo a mobilização escolar no combate à violência e ao bullying, em suas diferentes formas. Além do bullying, o projeto também aborda temas como realidade social, juventude, comportamento, relacionamento entre pais e filhos e entre aluno e professor. Neste segundo semestre o trabalho com o Projeto Tosco será feito com os jovens das Unidades Socioeducativas através da capacitação das equipes técnicas das Unidades, e professores e coordenadores das Escolas Pólo.
“O Projeto Tosco será aplicado por meio de um livro que aborda a realidade de um adolescente nos dias de hoje. A parceria com a Secretaria de Educação tenta apresentar esta realidade aos adolescentes das unidades, como uma ferramenta adicional para ajudar a integrá-lo à sociedade” afirma a Márcia Fabiana da Silva, coordenadora de políticas para a diversidade da SED.

O secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, destacou o trabalho conjunto entre a SED e a Sejusp nas ações de ressocialização do adolescente infrator. “Parcerias como esta, juntamente com a Secretaria de Educação, contribui para que formemos servidores multiplicadores de ações socioeducativas. Mas é necessário lembrar que esta capacitação não deve ser direcionada somente aos servidores, mas também às famílias dos adolescentes”, ressaltou o Jacini.

Homenagem

A abertura do I Simpósio de Analistas de Ações Socioeducativas de Mato Grosso do Sul também contou com uma homenagem à servidora aposentada, Iara de Carvalho, psicóloga da SAS e também ao juiz aposentado, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Campo Grande, Danilo Burin.

“Estou muito feliz por receber essa homenagem, principalmente após nove anos à frente da Vara da Infância e Juventude. No início, não vou negar que ocorreram atritos com a Sejusp, mas conforme a nossa caminhada no decorrer dos anos, houve um ajustamento nas medidas em relação ao adolescente e hoje posso dizer que estou contente com o trabalho apresentado. Os resultados atuais são muito positivos, mas ainda há muito para caminharmos” afirmou o juiz.

Serviço

A Escola Superior de Controle Externo em Desenvolvimento do Tribunal de Contas (Escoex) fica localizada na avenida Mato Grosso, 6719 Campo Grande. Confira a programação do I Simpósio de Analistas de Ações Socioeducativas de Mato Grosso do Sul.

Simpósio capacita técnicos das Unidades Educacionais de Internação de MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.