Início Notícias LabSenai Meio Ambiente trabalha conscientização nas indústrias

LabSenai Meio Ambiente trabalha conscientização nas indústrias

0

10/08/2011 07h54 – Atualizado em 10/08/2011 07h54

O laboratório oferece serviços técnicos e tecnológicos na área de meio ambiente, atendendo à legislação ambiental

Assessoria de Comunicação

O LabSenai Meio Ambiente, criado em 2010 e sediado na FatecSenai Campo Grande, vem desenvolvendo ações de atendimento à indústria na área ambiental com serviços técnicos e tecnológicos. Desde sua criação quatro empresas já foram atendidas e outras três estão em processo de atendimento com serviços que incluem estudo passivo ambiental, projeto Carbono Zero, inventário de emissão de gases de efeito estufa e diagnostico ambiental.

Segundo o coordenador do LabSenai Meio Ambiente, Paulo Pereira de Souza, os serviços de meio ambiente são integrados a diversas áreas do conhecimento, atendendo à legislação ambiental, que são exigências do mercado externo. “Algumas áreas de atendimento estão em fase de estruturação e terão infra-estrutura e equipe técnica para ser parceiro da indústria na busca pela melhoria da sua condição ambiental. Além disso, ele oferece serviços laboratoriais, consultorias tecnológicas, pesquisa e desenvolvimento”, disse.

SERVIÇOS

Ele explica que algumas áreas de atendimento estão em fase de estruturação e terão infra-estrutura e equipe técnica para ser parceiro da indústria na busca pela melhoria da sua condição ambiental. “Além disso, o LabSenai Meio Ambiente oferece serviços laboratoriais, consultorias tecnológicas, pesquisa e desenvolvimento”, disse.

Entre as áreas em fase de estruturação do LabSenai Meio Ambiente estão a de Produção Mais Limpas (P+L), que utiliza a metodologia do Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente com foco em desenvolvimento sustentável, o Laboratório de Coleta e Análises Prioritárias de Monitoramento Ambiental e Unidade Móvel de Coleta, Medição e Monitoramento de Emissões Atmosféricas, onde serão oferecidos serviços técnicos para o diagnóstico e controle de poluentes atmosféricos nas áreas urbanas e industriais, seguindo normas federais e estaduais.

PROEJETO CARBONO ZERO

Ele destaca o Projeto Carbono Zero, que elabora estimativas de emissões de gases de gases de efeito estufa visando à neutralização. “No ano passado, fizemos a aferição das emissões de gás carbono (CO²) durante a Expo-MS Industrial, Festa da Cana de Sonora e Feira do Empreendedor do Sebrae/MS para fossem neutralizadas, posteriormente, com o plantio de árvores nativas da região”, exemplificou, completando que, para elaborar a estimativa, a equipe avaliou as fontes móveis, como os transportes terrestre e aéreo de passageiros, de cargas e de resíduos, além das fontes estacionárias, como geradores e outras fontes que porventura sejam identificadas.

Paulo Pereira acrescenta que a estimativa de emissões de CO² feita pelo LabSenai Meio Ambiente também leva em consideração o público previsto, estimativa de expositores, convidados, artistas por local de origem, deslocamento de produtos que serão utilizados durante o evento, estimativa de deslocamentos realizados em função da montagem dos locais do evento, estimativa do consumo de energia elétrica durante a realização do evento, quantidade de material de divulgação e estimativa do número de refeições e lanches por dia.

INDÚSTRIA

César Augusto Scheide, gerente-administrativo da Indústria de Embalagens Flexíveis Inflex, de Dourados, que possui convênio de parceria com o LabSenai até abril de 2012, explica que aderiu ao Projeto Carbono Zero com a intenção de diminuir na empresa os impactos ambientais por meio do mapeamento e inventário das fontes de emissão de gases do efeito estufa (GEE). “O contrato também prevê ações para redução e prevenção”, disse.

Ele ressalta que a Inflex sempre esteve preocupada com o meio ambiente no que se refere à produção na fábrica e, por isso, contratou os serviços do LabSenai Meio Ambiente para garantir melhores condições de vida a toda a população, que sofre com a emissão desses gases que contribuem para o efeito estufa. “Também buscamos sensibilizar nossos 150 funcionários, que já receberam palestras de educação ambiental e agora contribuem para a efetivação dos serviços prestados pelo LabSenai Meio Ambiente”, informou.

Serviço – Mais informações sobre o LabSenai Meio Ambiente podem ser obtidas pelo telefone (67) 3029-9023

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile