04/10/2011 13h40 – Atualizado em 04/10/2011 13h40
Igreja fundada em 1914 passou por restaurações e mantém os traços da época
Lendas existem sobre a igreja de Santo Antônio, fazendo com que o lado místico seja mais explorado pelos visitantes
Rafael Furlan
A igreja de Santo Antonio, na cidade de Três Lagoas, chama a atenção dos moradores por manter viva a tradição histórica e além do mais, contribuir com ações folclóricas sobre as histórias que envolvem essa igreja.
Fundada no ano de 1914, ela se tornou um ponto turístico. Instalada em uma Praça de Três Lagoas, a igreja foi construída pela comunidade portuguesa, porém, existe neste local, uma fonte com traços de influências japonesas.
Nossa equipe de jornalismo conversou com o coordenador de patrimônio histórico da cidade, Rodrigo Fernandes, para saber um pouco mais desse monumento arquitetônico. “A igreja foi construída no ano de 1914 e o espaço onde compreende a igreja era uma praça doada por Antonio T. dos Santos que era proprietário da fazenda das Alagoas”, ressalta.
Com o desenvolvimento da cidade, principalmente após a vinda da estrada férrea, vários moradores vieram contribuir para o crescimento demográfico. E a igreja não ficou fora desse processo.
ARQUITETURA
Com traços diferenciados, misturando vários estilos como a arquitetura românica, a gótica e a barroca, a igreja de Santo Antonio, possui tanto nas paredes externas quanto nos ornamentos internos, traços marcantes, onde tudo foi preservado com o passar dos anos. “Todo o traçado arquitetônico foi preservado. A primeira reforma foi em 1939, creio que em 2003 também, porém, tudo é original da época de 1914, inclusive os santos”, finaliza.
HISTÓRIAS FOLCLÓRICAS
Uma lenda folclórica chama atenção das pessoas, a lenda da música do “pretinho aleijado”. Fomos até as ruas para saber se os três lagoenses sabem dessa história. Para a aposentada, Dirce Borges, “eu já ouvi falar, mas não sei se é verdade. A história conta que uma pessoa veio visitar a igreja e conheceu uma pessoa que tocava o sino, pois antes era tocado manualmente.
Quando essa pessoa voltou, encontrou o negrinho aleijado morto e como diz a lenda, o sino toca sozinho”.
Já para Benjamim Garcia, “essa história é muito falada, não é do tempo da gente, mas existiu sim”.
Hoje, as 18h30, todos estão convidados para apreciarem um grupo musical de Três Lagoas que irá se apresentar na praça da igreja de Santo Antonio. A matéria completa, você vai conferir na TV- SBT MS, no sábado, 08 de outubro, no programa Perfil News.

