Início Notícias Mato Grosso do Sul comemora 34 anos nesta terça-feira

Mato Grosso do Sul comemora 34 anos nesta terça-feira

0

10/10/2011 16h53 – Atualizado em 10/10/2011 16h53

Divisão do Estado de Mato Grosso completa 34 anos

Após assinatura de uma Lei Completar pelo presidente Ernesto Geisel os Estados foram divididos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Adriano Vialle

Hoje (11), é comemorado 34 anos da divisão do Estado de Mato Grosso, criando o Estado de Mato Grosso do Sul. Foi no dia 11 de outubro de 1977 quando o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Completar nº 31 criando mais um Estado no Brasil, na época muitos acreditavam que a divisão iria impulsionar o desenvolvimentos dos dois Estados.

A divisão teve considerações em aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais, tratando-se de barreiras enquanto o sul tentava a divisão o norte barrava as intenções.

Para o professor de história, Vitor Vagner Neto de Oliveira, a divisão do Estado deve ser compreendida bem antes da década de 70. “De fato a história de Mato Grosso tem no início do século XX, movimentos de revoltas que eram divergentes entre coronéis e chefes políticos locais do sul em relação ao norte, então o sul passa a ganhar cada vez mais espaço político em vista de espaço econômico conquistado, sobretudo a ligação a região sudeste brasileira a partir do rio Paraguai e ferrovia e isso vai alimentado um desejo de independência”, explicou.

DIVISÃO

O governo federal estabeleceu no ano de 1974, uma legislação para criação de novos estado e território e até hoje causa diversas discussões e do lado sul-mato-grossense aprovam a divisão dos dois Estados. João Jurado, assessor parlamentar mora há 56 anos em Três Lagoas e falou a nossa equipe de reportagem como era a época antes e após divisão.

“Era uma época difícil saia às duas horas da tarde para chegar em Cuiába, que era a capital, às 14h00 do outro dia, era 24 horas dentro de um ônibus, pois naquela época não existia linha aérea” E completou afirmando sobre os benefícios da divisão. “Foi à melhor coisa para os dois Estados, era um território grande e existia problemas administrativos, beneficiou os dois lados”, argumenta João.

Para ver essa matéria na integra, assista no próximo sábado (15), logo após o Raul Gil o Programa Perfil News, no SBT MS.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile