24/10/2011 21h30 – Atualizado em 24/10/2011 21h30
Obras do Contorno ferroviário de Três Lagoas está com cronograma avançado
Obra emblemática anunciada pelo governador está em fase avançada e será entregue em abril do próximo ano
Sidnei Ramos
A Obra emblemática prometida pelo governador André Puccineli toma forma e está avançada. O contorno ferroviário que vai tirar a passagem do trem de ferro do centro da cidade está evoluindo de forma rápida. Em menos de um ano após o início, e mesmo com as chuvas que dificultaram parte do andamento do projeto, o contorno ferroviário é uma obra imponente e importante que se torna uma realidade a cada dia.
GALERIA
A galeria que foi construída para que o trem passasse por baixo da rodovia BR 262, está concluída, tanto que o desvio que estava funcionando no local, na saída para Campo Grande, antes utilizado pelos motoristas, será excluído da rota, pois a pista já será liberada para o fluxo de veículos nesta terça-feira (25).
A OBRA
Orçada em R$ 33 milhões, o contorno ferroviário com 12.4 km, é executada pela CMT Engenharia, com supervisão da Agesul – Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos. O prazo para o término da obra é abril de 2012.
Cerca de 250 homens trabalham para que a obra seja entregue no prazo. Para que o contorno ferroviário possa funcionar foi feito um trabalho de terraplanagem para que as oscilações de altura em que serão colocados os trilhos sejam mínimas, de modo a facilitar o deslize do trem de ferro, o que vai influenciar na velocidade do transporte de produtos.
Além da terraplanagem, está finalizada uma galeria e dois viadutos por onde o trem vai passar. Os viadutos ficam sobre a vicinal com 20 metros de cumprimento e outro sobre a BR 158 com tamanho de 60 metros de extensão. O pátio de manobras, onde os maquinistas poderão reconduzir o trem de ferro para os rumos necessários, também estão em fase avançada.
O QUE FALTA?
De acordo com Dirceu Deguti Vieira Filho, fiscal da Agesul, a obra deve continuar com a implantação dos trilhos e para isso eles aguardam apenas a liberação de recursos do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – para então dar continuidade à fase seguinte do projeto.